Na sessão da última segunda-feira (19) o vereador Antônio Joaquim da Silva (PDT- Tõe de Veia) enviou solicitação ao Deputado Federal Welliton Fernandes Prado (PT), solicitando sua valiosa interferência junto ao órgão competente para que o município de Frutal seja inserido no Programa do Governo Federal “Rede Cegonha”.
Justificou o vereador que o programa visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde a confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê. Conforme as diretrizes gerais e operacionais do projeto, deve ser assegurado as mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o pós-parto, o direito ao nascimento seguro com crescimento e desenvolvimento saudáveis.
Também não podemos deixar de comentar que o teste rápido de gravidez estará disponível. Uma vez confirmada a gestação, a futura mamãe vai começar o quanto antes o pré-natal. Ficam garantidos pelo menos seis consultas médicas, além de uma série de exames clínicos e laboratórios. Com o projeto as grávidas devem receber auxilio para o deslocamento até o local das consultas de pré-natal e para se deslocarem a maternidade quando forem dar a luz.
A “Rede Cegonha” prevê ainda a qualificação dos profissionais da saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez. A criação de estruturas de assistência, como a Casa da Gestante e a Casa do Bebê e os centros de Parto Normal, que funcionarão em conjunto com a maternidade para humanizar o nascimento. Junto ao vereador assinaram a representação os vereadores Sebastião Custodio Couto Junior (PPS), Maiza Signorelli Nunes (PR) e Joab de Paula Alves (PR).
Nenhum comentário:
Postar um comentário