quarta-feira, abril 04, 2012

Planura contará com Núcleo de Assistência de Saúde à Família

O Município de Planura passará a contar com um Núcleo de Assistência de Saúde à Família (NASF). Neste projeto, profissionais da área de terapia, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia vão trabalhar diretamente com a comunidade, buscando uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos.
A secretária de Saúde do município, Régia Cristina Braga Brink, explica que o médico fará o encaminhamento do paciente para o NASF, onde serão desenvolvidas atividades que busquem solucionar o problema do usuário.
Já foi iniciado um credenciamento e também será encaminhada ao Ministério da Saúde uma relação de profissionais que vão atuar no NASF. Régia explica que a pessoa que precisa de um tratamento deverá passar inicialmente pelo PSF (Programa Saúde da Família) de sua região.
Na unidade de saúde, o médico fará o encaminhamento aos outros profissionais, caso ache necessário. No NASF, o paciente vai ser atendido de forma individual ou em grupo dependendo de cada situação. A secretária relata que, no NASF, poderá ser disponibilizado um acompanhamento mais completo.
Régia enfatiza que este projeto vai fortalecer a atenção primária de Planura, que tem como referência de microrregião, o município de Frutal; e como macrorregião, o município de Uberaba.
“Temos várias dificuldades em conseguir leitos e vagas para internação. Isso vai facilitar muito e a gente vai prevenir algo que poderia agravar. Por exemplo, um paciente que foi diagnosticado para receber tratamento de fisioterapia. Se a gente cuidar prematuramente, não será necessário encaminhar para urgência e emergência para tentar conseguir uma vaga para ortopedista de média ou alta complexidade. Ficar em uma fila de espera para conseguir um leito não é fácil e depender de uma regulação que é estadual é mais complicado ainda”, diz.
“Às vezes, ficamos chateados porque precisamos atender um paciente de média complexidade e como não temos estrutura física ou hospitalar para isso, dependemos de um médico regulador e isso é muito desgastante, pois muitas vezes precisamos discutir com o médico para conseguir uma vaga ao paciente que é de direito. Muitas vezes, temos vontade de chorar ao ver uma pessoa idosa que precisa de um leito e não conseguimos. Mas a gente nota também que existem municípios em situação ainda mais difícil”, completa.
A secretária informa que está sendo montada a equipe para atuar no NASF, que vai funcionar onde é o atual centro de reabilitação. A intenção é que já esteja toda contratada ainda no mês de abril e em pleno funcionamento o mais rápido possível.

Nenhum comentário: