A Igreja Católica de Frutal programou uma série de atividades em comemoração à Semana Santa. As solenidades têm inicio no dia 31 de março e se estendem até 8 de abril (domingo de Páscoa).
O padre Márcio Ruback, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, informa que a programação tem início com uma missa para idosos e doentes, no dia 31, já que a Campanha da Fraternidade deste ano é voltada para a saúde. “Esta será a missa dos enfermos, que é para abençoar e conduzir os doentes até a Matriz. Vamos realizar uma missa de ação de graças pedindo a cura aos idosos e enfermos”, explica.
No Domingo de Ramos (1º de abril), acontecerá a ‘benção dos Ramos’, em frente a antiga Santa Casa. Após a benção, os fiéis partirão em procissão até a Igreja Matriz onde será celebrada uma missa, que marca o início da Semana Santa (que marca a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém).
Na segunda-feira, será realizada uma via sacra pelas ruas da Comunidade de São Benedito, no Bairro Princesa Isabel II. Já na terça-feira, será celebrado o encontro de Jesus com Maria. “Esse encontro marca a dor, angústia e a perda de Maria ao ver o seu filho caminhando até o calvário”, esclarece.
Em Uberaba, na quarta-feira, acontece uma missa da unidade entre todos os padres com o bispo da Diocese. No mesmo dia, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, terá o terço meditado, dando início ao tríduo pascal e, essencialmente, a celebração da Semana Santa.
Na quinta-feira (5), haverá a tradicional missa do lava-pés. “Nesta passagem, Jesus, antes de morrer na cruz e durante a última ceia, mostrou gesto de serviço. Ele pegou um jarro de água e lavou os pés dos seus discípulos e disse que quem quer ser o maior, seja o servo de todos”, declarou. Após a noite, haverá vigília e adoração ao Santíssimo.
Às 5 horas da manhã de sexta-feira, os fiéis das três paróquias da cidade (Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida) se unirão em frente a praça da Prefeitura e farão uma grande caminhada de fé e esperança até o cemitério municipal. As pessoas deverão levar velas, simbolizando a morte e ressurreição de Cristo. “Elas também poderão visitar os túmulos dos entes queridos, mostrando que a vida veio do pó e do pó voltaremos, mas que a ressurreição existe”.
Às 3 horas da tarde, terá uma celebração da paixão e morte de Jesus na Igreja Matriz e ‘Procissão do Senhor morto’. A partir das 8 da noite, acontecerá o teatro da Paixão de Cristo, pelo grupo Soneto da Paz.
No sábado (7), haverá vigília pascal, sendo celebrada a ressurreição de Cristo. “Será a benção do fogo, da água e das chaves. Esta é a mais importante celebração do ano porque é quando celebramos a nossa fé”, declarou.
No domingo de Páscoa, às 7 horas da manhã, haverá uma grande carreata das três paróquias em toda a cidade de Frutal. Às 8 horas, todos irão convergir para a Igreja Matriz, onde será celebrada uma missa a todo povo. Em seguida, haverá um café comunitário gratuito, com participação estimada de 2.000 pessoas. Às 10 horas, acontece a missa das crianças e às 7 da noite, o encerramento da Semana Santa, com uma missa da Páscoa.
“Nossa expectativa para estes eventos é muito grande, pois esta é a ocasião para celebrar um grande acontecimento da humanidade que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário