segunda-feira, junho 04, 2012

Vereadores do ‘G5’ vão a Brasília tentar solucionar problema do lixão e do esgoto de Itapagipe


Preocupados com a falta de ação da Prefeitura frente ao problema do esgoto não tratado e do lixão de Itapagipe, os vereadores César “do Fula” Castro, Teotônio Sabino, Adriano Morais e Nágila Maluf, todos os membros do bloco partidário conhecido por “G5”, foram até Brasília tentar uma solução.
Primeiro inscreveram-se no V Congresso Brasileiro de Câmaras Municipais, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril, na Câmara dos Deputados, cujo tema principal foi a “Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e o “Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos”.
Durante o encontro os quatro vereadores ficaram extremamente preocupados. “A Lei diz que o município que não tiver aprovado um Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos até dia 2 de agosto deste ano não receberá nenhum centavo do governo para resolver o problema do lixo e do esgoto”, explicou o presidente César “do Fula” Castro.
“Pior: de acordo com o que está previsto na lei, mesmo sem verba do governo Federal, o município que tiver lixão a partir de agosto de 2014, estará cometendo crime ambiental e seu prefeito será responsabilizado criminalmente por isso”, completou a vereadora Nágila.
Deputados
Aproveitando a viagem à Capital Federal, César, Teotônio, Adriano e Nágila levarem alguns ofícios pedindo melhorias para Itapagipe a alguns deputados. Um desses pedidos é justamente para o problema dos resíduos sólidos.
Assinado pelos quatro, mais o vereador Orides Barbosa, o quinto elemento do “G5”, foi entregue ao deputado Aelton Freitas (PR), um ofício solicitando a destinação de recursos para sanar de vez o problema do lixo e do esgoto não tratado de Itapagipe.
No documento, os cinco vereadores relatam o problema da Estação de Tratamento de Esgoto do Lajão que nunca funcionou e que, por isso, todo o esgoto da cidade tem sido despejado, desde o final da década de 1990, num único ponto, trazendo transtornos como poluição, mau cheiro e pernilongos, ao proprietário e vizinhos do local.
Informam ao deputado ainda que o Município não possui um Aterro Sanitário e que todo o resíduo sólido coletado diariamente e jogado em um lixão localizado a cerca de 1 km da cidade e bem próximo a uma nascente.
Por fim, os cinco vereadores pediram a Aelton que se empenhe para que Itapagipe seja contemplada com uma Estação de Tratamento de Esgoto, um Aterro Sanitário e, se possível, uma Usina de Reciclagem de Lixo.
Outros ofícios
Na mesma viagem também foi entregue por César, Teotônio, Adriano e Nágila, pedido de uma patrulha mecanizada composta por um trator MF 290 4x4, terraceador, grade e roma e niveladora para a comunidade do Ribeirão do Boi. Esse mesmo pedido foi entregue aos deputados Aelton Freitas, José Silva (PDT) e Paulo Piau (PMDB).
Ao deputado José Silva, o presidente da Câmara, César “do Fula” Castro, entregou ainda pedido de recursos para a construção de um “Centro de Convivência” no Bairro Jerônimo Francisco da Costa (Cohab I e II).
Tal centro teria como objetivo promover um serviço de atendimento com atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer para a população daqueles bairros e imediações.

Nenhum comentário: