sexta-feira, junho 22, 2012

Departamento de Educação e Cultura lança o Projeto EDUCAR 2012


Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Lindolfo de Almeida Ferreira participaram do Lançamento oficial do Projeto “Educar 2012”, que visa realizar durante o corrente ano várias atividades relacionadas ao conhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural local. As educadoras responsáveis pelo projeto são Vera Lúcia, Clélia Azambuja, Maria Helena e Sunara Freitas, as quais serão assessoradas pelo Departamento de Cultura através dos funcionários Miris e Daniel; além da Diretora da Escola Daniela Marcelina Santeze Duarte com o apoio do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural através de seu presidente Wagner Antônio Ravazzi.
O Projeto envolverá as crianças e a comunidade em geral com o intuito de se mobilizarem acerca do tema: “Patrimônio Cultural do Município de Comendador”. Dentre as ações previstas no cronograma destacam-se: Palestras, Pesquisas, Visita guiada, Feira Cultural. O Lançamento do Projeto contou com a palestra do professor e membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Claudinei Andrade Couto e da Diretora do Departamento de Educação, Cultura, Turismo e Meio Ambiente Célia Lúcia Barcelos.
O professor Claudinei, que leciona a disciplina de História no município ressalva a importância de projetos inovadores, que valorizam e conscientizam a proteção do patrimônio histórico-cultural da cidade e região. “A cultura de uma sociedade é inerente a sua própria história, se perdermos parte da nossa cultura, perdemos parte da nossa história. Por isso é essencial que encontremos meios para a preservação do nosso patrimônio, para que o legado cultural para as próximas gerações possa ser mantido”, destaca o professor. Claudinei ainda salienta a importância do Poder Público nesta função de preservação do patrimônio histórico cultural.
A atual gestão pública do município faz um trabalho excepcional em relação à conservação e valorização da nossa Cultura. Primeiro, delegando poderes ao Departamento de Cultura, que vem trabalhando na execução de projetos, como o Projeto Educar, na valorização de festas populares, como o Encontro de Folia de Reis, e principalmente no trabalho conjunto a comunidade comendadorense. Para o professor, este trabalho precisa ter continuidade, para o bem da Cultura e da História de Comendador Gomes.
O Projeto EDUCAR, com certeza, vai contribuir para uma consciência da importância da preservação e proteção dos bens culturais da cidade, valorizando-os e guardando-os para as próximas gerações. O desfecho do projeto acontecerá com a Feira Cultural que possivelmente acontecerá em setembro junto a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Nenhum comentário: