quarta-feira, março 28, 2012

Indisciplina escolar é um dos maiores problemas constatados pelo Conselho Tutelar em PirajubaArtesanatos

O Conselho Tutelar de Pirajuba tem trabalhado no dia a dia para a solução de diversos problemas relacionados às crianças e aos adolescentes no município. Atualmente, os principais problemas envolvendo os menores são com relação a indisciplina escolar. Também há muita discussão entre casais em processo de separação sobre quem ficará responsável pelos filhos.
De acordo com a presidente do Conselho, Nilda Helena Barcelos da Costa, outro problema corriqueiro é a negligência por parte das mães. Segundo ela, muitas famílias são de outras regiões e aparentemente são pouco esclarecidas porque têm dificuldade de cuidar dos filhos. Diante disso, o Conselho precisa orientá-las até para levar os filhos ao dentista ou à escola.
Nilda explica que o Conselho trabalha com denúncias (até mesmo anônimas) e, através de visitas nas escolas, consegue detectar problemas de saúde (visão, audição e outros) e dificuldade de aprendizado.
O Conselho também atua em sistema de plantão 24 horas. O número do telefone fica afixado na sede e também pode ser informado pela Polícia Militar. Em diversas ocasiões, são distribuídos folders com o número do plantão. “A gente trabalha a qualquer hora da noite ou do dia. Estamos sempre prontos para atender”, diz.
A presidente comenta que a entidade tem recebido muito apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar, além de profissionais da saúde (como assistentes sociais e psicólogos).
Nilda observa que há uma proposta de se visitar as entidades da cidade e também empresas, buscando parcerias e fazendo orientações, pois, conforme declara, o Conselho Tutelar é visto como órgão de punição. “A gente quer mudar esta imagem, para sermos vistos como órgão de apoio às famílias e de prevenção”, afirma.
Segundo ela, o Conselho tem sido bastante atuante e está sempre pronto para resolver os problemas. Nilda acrescenta que é importante que a população participe, denuncie e colabore mais com o Conselho. Os telefones do Conselho são (34) 3426-0192 e 9969-4607 (plantão).

Nenhum comentário: