SENAR promove curso de derivados do leite em Frutal
Assessoria de Imprensa Do Sindicato Rural de Frutal
Com a proposta de oferecer ao agricultor familiar recursos tecnológicos que agreguem valor à produção, o Sindicato Rural de Frutal em parceria com o SENAR-MG, promoveu mais um de seus cursos no Município. Denominado “Produção de Derivados de Leite – Módulo 01”, o curso foi realizado entre os dias 13 e 17 de Fevereiro, no CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural). Ministrado pela tecnóloga em laticínios, Lilian Maria Cardoso Guimarães, o curso teve o objetivo de “levar a tecnologia a todos àqueles que trabalham com o leite”. Com 40 horas de duração – divididas em cinco dias, a capacitação seguiu a metodologia de todos os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Aprender a fazer, fazendo é o nosso lema e foi assim que trabalhamos”, ressaltou a professora. Durante o curso, as alunas aprenderam técnicas para ampliar ou melhorar aquilo que já sabiam e, em seguida, partiram para a produção de mussarela, queijo minas frescal, requeijão de corte, queijo minas meia cura, queijo ricota, doce de leite cremoso, iogurte natural, entre outros. Ao longo do curso foi destacada a importância de cuidados no processo de fabricação dos produtos, tais como, higienização, fermentação, resfriamento, embalagem e armazenamento. O enfoque dado a estes processos se deve, principalmente, pela carência de informação que essas mulheres tinham sobre os devidos cuidados com a produção e pós-produção de derivados do leite. Lilian acredita que o que as alunas aprenderam no curso vai acrescentar muito na prática dia-a-dia. “As alunas disseram que fazem as mesmas coisas há anos, mas viram que sempre tem alguma coisa que pode mudar e que vai melhorar no meu rendimento profissional”.
Além disso, elas foram orientadas sobre práticas de preservação do meio ambiente; conduta pessoal e profissional; noções de ética profissional; custo benefício e atendimento e exigência de mercado. Com estas informações técnicas o produtor agregará valores à sua renda familiar, pois estará produzindo um produto que atende às exigências de comercialização bem como a qualidade nutricional de seus produtos.
Mobilizador do SENAR na região, o vereador Sebastião Custódio Couto Júnior disse ter ficado muito satisfeito com o resultado da parceria entre o SRF e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Iniciamos 2012 com o pé direito. Derivados do Leite é só o primeiro de uma série de cursos que pretendemos promover ao longo deste ano. Em Março, temos dois agendados: Tratorista e Segurança no Trabalho (específico para Usinas). Nossa meta é superar a quantidade de capacitações que promovemos 2011”, declarou Juninho. Uma das alunas do curso, a dona-de-casa e feirante Damaris Luiza de Freitas Neves, diz ter ficado extremamente satisfeita com a capacitação oferecida pelo SENAR. “É fácil perceber o quanto esta capacitação foi importante, pois fazer queijo de boa qualidade não é para qualquer pessoa não. E a Lilian, felizmente, é uma delas. Além de muito profissional, suas técnicas vão nos ajudar a fazer um produto de maior qualidade e naturalmente, melhorar a nossa renda. Os clientes estão cada vez mais exigentes e tenho certeza que irão ficar ainda mais satisfeitos com os nossos produtos”.
Também dona-de-casa e feirante, Maria Honorina Leonel, outra aluna do curso de Derivados do Leite, confessa que se surpreendeu com as dicas passadas pela tecnóloga em laticínios Lilian Guimarães. “A técnica do preparo do requeijão, por exemplo, eu desconhecia. Um dos processos eu fazia o contrário do que foi ensinado. Colocava primeiro o creme e depois a massa. E valeu a informação, porque, realmente, fica bem melhor que o que eu fazia. O requeijão fica mais fino. E a grande vantagem disso é que meus clientes vão gostar ainda mais do meu produto!”,comenta Maria, que mantém uma banca de doces na Feira do Pequeno Produtor Rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário