terça-feira, março 13, 2012

Alunos de curso de cooperativismo recebem diploma do SENAR

 Foram entregues no mês de fevereiro, em solenidade no CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural), os diplomas aos alunos que concluíram o curso Organização de Atividades Coletivas, promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A capacitação, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro do ano passado, foi feita em parceria com o Sindicato Rural de Frutal.
O curso foi desenvolvido com base em duas áreas. Em habilidades básicas foram repassadas noções de cidadania, aptidões, interação e natureza do ser humano. Em habilidades específicas e gerenciais, os debates giraram em torno das organizações coletivas, tipos de comportamentos, constituição de organizações coletivas, procedimentos básicos, noções de autogestão e funções administrativas.
Entre as pessoas que receberam diplomas, está o atual secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Rodolfo Pedro Victor, coordenador do projeto Minas Leite, desenvolvido em Frutal por meio de parceria com a Emater.
A justificativa para tanto empenho é simples: “embora o curso seja destinado aos agricultores familiares, eu também me propus a participar; afinal, eu sempre estou com eles e considero que devemos crescer juntos”, manifesta.
A avaliação dos próprios produtores que participaram do curso superou expectativas. O planejamento e organização no empreendedorismo rural teve destaque na opinião da produtora rural Iris Pires Rodrigues, que é feirante em Frutal.
“Com o curso pude ver o quanto mais longe podemos enxergar. Por exemplo, nunca parei para pensar como é importante o atendimento aos clientes e esse curso me ajudou a melhorar isso”, diz.
O coordenador da Feira do Pequeno Produtor Rural, Vilson Agostinho Brás, também fez o curso e elogiou a iniciativa, manifestando que o resultado dele será muito positivo para os agricultores familiares do Município.
“O curso foi de grande valia para mim e tenho certeza que para todos os outros. A partir de agora, temos noções mais exatas do que podemos fazer para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa feira e da renda particular de cada um de nós”, opinou.

Nenhum comentário: