Foram entregues no mês de fevereiro, em solenidade no CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural), os diplomas aos alunos que concluíram o curso Organização de Atividades Coletivas, promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A capacitação, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro do ano passado, foi feita em parceria com o Sindicato Rural de Frutal.
O curso foi desenvolvido com base em duas áreas. Em habilidades básicas foram repassadas noções de cidadania, aptidões, interação e natureza do ser humano. Em habilidades específicas e gerenciais, os debates giraram em torno das organizações coletivas, tipos de comportamentos, constituição de organizações coletivas, procedimentos básicos, noções de autogestão e funções administrativas.
Entre as pessoas que receberam diplomas, está o atual secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Rodolfo Pedro Victor, coordenador do projeto Minas Leite, desenvolvido em Frutal por meio de parceria com a Emater.
A justificativa para tanto empenho é simples: “embora o curso seja destinado aos agricultores familiares, eu também me propus a participar; afinal, eu sempre estou com eles e considero que devemos crescer juntos”, manifesta.
A avaliação dos próprios produtores que participaram do curso superou expectativas. O planejamento e organização no empreendedorismo rural teve destaque na opinião da produtora rural Iris Pires Rodrigues, que é feirante em Frutal.
“Com o curso pude ver o quanto mais longe podemos enxergar. Por exemplo, nunca parei para pensar como é importante o atendimento aos clientes e esse curso me ajudou a melhorar isso”, diz.
O coordenador da Feira do Pequeno Produtor Rural, Vilson Agostinho Brás, também fez o curso e elogiou a iniciativa, manifestando que o resultado dele será muito positivo para os agricultores familiares do Município.
“O curso foi de grande valia para mim e tenho certeza que para todos os outros. A partir de agora, temos noções mais exatas do que podemos fazer para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa feira e da renda particular de cada um de nós”, opinou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário