quinta-feira, março 29, 2012

Prefeitura de Comendador fará evento em favor do Hospital de Câncer de Barretos, em abril

A Prefeitura de Comendador Gomes fará entre 5 e 8 de abril, a 1ª Caravana da Solidariedade. A entrada será um quilo de alimento não perecível que serão doados na totalidade ao Hospital de Câncer de Barretos.
No dia 5, se apresentam “Rudy & Renzo” e “Lucas Marcone”. Para o dia 6, estão programadas as apresentações de “Anderson & Wellington”, “Brasil Company” e da “Companhia do Cavalo”.
Na programação de sábado (7), estão “As Mineirinhas”, “Wesley & Eduardo” e “João Franco & Barcelos”. Para o encerramento (domingo, 8), estão previstos os shows de “Trio Alto Astral”, “Marco Túlio & Rafael” e “Maycon & Renato”.
Este evento, faz parte de um projeto cultural, que visa levar lazer, entretenimento e cultura aos municípios e neste caso atenderão a população de Comendador Gomes, que poderá desfrutar de quatro dias de eventos com vários shows, atrações e muita gente bonita, através da parceria da WE Eventos responsável pelo projeto e realização, a qual conta com todo apoio e parceria da Prefeitura de Comendador Gomes, através do prefeito Zé do Amador.

Secretaria de Cultura de Planura realiza palestra para comemorar Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi comemorado de uma forma muito especial nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura. A equipe da Secretaria promoveu uma noite dedicada somente às mulheres na sexta-feira (9) com palestra e distribuição de brindes.
A abertura foi feita pela secretária de Cultura, Cremida Lopes, que parabenizou todas as mulheres e ressaltou a importância delas no lar e no trabalho. A secretária aproveitou para enaltecer o trabalho desenvolvido pelas mulheres em sua gestão e agradeceu o apoio que sempre recebeu delas. “Em minha equipe, tenho somente mulheres trabalhando com muita responsabilidade. Elas, de fato, fazem a diferença”, ressaltou.
Foram convidadas mulheres de todos os setores da sociedade onde as mesmas receberam senhas para participarem de um sorteio que presenteou cerca de 30 mulheres.
Os brindes foram patrocinados por comerciantes e parceiros do Executivo Municipal. Durante o evento, as mulheres acompanharam uma palestra que foi ministrada por Cynthia de Paiva Nogueira, que abordou o tema “Violência doméstica” e também as mudanças na Lei Maria da Penha, com a qual uma pessoa pode fazer uma denúncia e o autor ser preso.
No final do evento, as mulheres presentes foram agraciadas com um coquetel e a entrega dos brindes. Ao terminar o evento, a secretária agradeceu o apoio da administração 2009/2012 e também aos comerciantes.

quarta-feira, março 28, 2012

Planurenses voluntários pedem ajuda para continuar cuidando dos animais abandonados

No ano passado, foi veiculada uma reportagem no Jornal da Cidade, jornal escrito de maior circulação na cidade de Planura, sobre a cidadã planurense Neide, que mora no Condomínio Village dos Buritis, em residência cedida pela irmã.
Ao ver tanto sofrimento e abandono de animais na cidade, esta senhora resolveu cuidar de animais. Naquela época, eram aproximadamente 40 cachorros. Hoje são cerca de 90 animais, todos bem cuidados.
Neide ainda continua a gastar todo o seu salário de aposentada para comprar rações e medicamentos. Mesmo com este ato de solidariedade, ainda existem pessoas que denunciam esta voluntária simplesmente pelo fato dos animais latirem, sendo que o local onde esses animais permanecem é distante da zona urbana.
Apesar das denúncias e dificuldades, Neide relata que não deixará de cuidar dos animais. No último pedido de ajuda, Neide não conseguiu praticamente nada. O que mais chama a atenção é de que ninguém de Planura se prontificou em ajudá-la. Contudo, ela encontrou uma pessoa que passou a morar em Planura e se sensibilizou com o trabalho desenvolvido por aquela amante dos animais.
Gilmar Moreno é um pequeno empresário, oriundo da cidade de Sertãozinho (SP), e é apaixonado pelo meio ambiente e pelas questões sociais. Ele relata que é preciso alargar o âmbito das ações, intervindo junto às autoridades competentes no sentido de serem respeitadas as leis de defesa e proteção dos animais, além de exercer pressão a fim de alterar as leis desatualizadas ou injustas para o bem-estar animal e promover campanhas de sensibilização da população para a defesa e proteção dos animais.
O empresário clama aos cidadãos e autoridades planurenses, que também se sensibilizem com esta questão e façam doações de rações, produtos de higiene, medicamentos.
Ele também sugere que as pessoas façam uma visita para conhecer o trabalho daquela senhora, pois a todo o momento, animais são soltos próximo a sua residência. Gilmar enfatiza que qualquer doação é bem vinda. As doações podem ser entregues na Nézia Imóveis na Avenida João Tomaim 503, ou no Village dos Buritis, 2229.

Indisciplina escolar é um dos maiores problemas constatados pelo Conselho Tutelar em PirajubaArtesanatos

O Conselho Tutelar de Pirajuba tem trabalhado no dia a dia para a solução de diversos problemas relacionados às crianças e aos adolescentes no município. Atualmente, os principais problemas envolvendo os menores são com relação a indisciplina escolar. Também há muita discussão entre casais em processo de separação sobre quem ficará responsável pelos filhos.
De acordo com a presidente do Conselho, Nilda Helena Barcelos da Costa, outro problema corriqueiro é a negligência por parte das mães. Segundo ela, muitas famílias são de outras regiões e aparentemente são pouco esclarecidas porque têm dificuldade de cuidar dos filhos. Diante disso, o Conselho precisa orientá-las até para levar os filhos ao dentista ou à escola.
Nilda explica que o Conselho trabalha com denúncias (até mesmo anônimas) e, através de visitas nas escolas, consegue detectar problemas de saúde (visão, audição e outros) e dificuldade de aprendizado.
O Conselho também atua em sistema de plantão 24 horas. O número do telefone fica afixado na sede e também pode ser informado pela Polícia Militar. Em diversas ocasiões, são distribuídos folders com o número do plantão. “A gente trabalha a qualquer hora da noite ou do dia. Estamos sempre prontos para atender”, diz.
A presidente comenta que a entidade tem recebido muito apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar, além de profissionais da saúde (como assistentes sociais e psicólogos).
Nilda observa que há uma proposta de se visitar as entidades da cidade e também empresas, buscando parcerias e fazendo orientações, pois, conforme declara, o Conselho Tutelar é visto como órgão de punição. “A gente quer mudar esta imagem, para sermos vistos como órgão de apoio às famílias e de prevenção”, afirma.
Segundo ela, o Conselho tem sido bastante atuante e está sempre pronto para resolver os problemas. Nilda acrescenta que é importante que a população participe, denuncie e colabore mais com o Conselho. Os telefones do Conselho são (34) 3426-0192 e 9969-4607 (plantão).

Nova diretoria da Associação dos Produtores Rurais de Pirajuba deve ser eleita neste mês

Neste mês de março, acontecerá uma assembleia para definir a nova diretoria da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pirajuba, que atualmente é presidido por Sérgio Bernardes Borges.
A reunião deverá ocorrer no dia 29 ou 30, na sua sede própria. As inscrições serão abertas nesta semana e os interessados terão até dez dias antes da eleição para registrarem suas chapas. Podem se inscrever os membros regulares da entidade.
Sérgio informa que, devido as suas pretensões políticas, não será candidato a qualquer cargo da diretoria da instituição. Porém, dará o apoio aos novos dirigentes. Antes das eleições, possivelmente, ocorrerá uma reunião entre os associados para definir se o período da gestão continuará por três anos e para discutir a possibilidade de reeleição.
O presidente avalia que teve um bom desempenho durante a gestão, já que conseguiu, através de doação do governo, que o patrimônio da entidade seja avaliado em R$ 300 mil, principalmente, em termos de equipamentos.
Atualmente, a Associação conta com dois tratores traçados que prestam serviços aos produtores rurais, especialmente na formação de pastos e silagem. A diretoria da entidade também conseguiu com que o preço do leite fosse pago ao pequeno produtor com o mesmo valor pago ao de grande e médio porte.
No ano passado, a Associação também realizou um evento rural, a ExpoPira, que surtiu grande efeito junto à classe. Entretanto, até o momento ainda não está definida esta realização, já que Sérgio não poderá estar à frente do evento. Entretanto, ele observa que a nova diretoria da instituição poderá dar continuidade à ExpoPira.

Decoupage: Novidade que tem encantado alunos em Pirajuba

No começo, todo mundo estranhou o nome: “Decoupage”. Depois conheceram as maravilhas que se pode fazer com a decupagem, que significa recortar ou em cidade de Pirajuba, numa parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Pirajuba e o Senar Minas (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
“Os alunos chegaram ansiosos para saber do que se tratava, mas quando viram os artefatos produzidos ficaram encantados, e é um trabalho importante, pois usa-se muito o material reciclado”, avalia a mobilizadora Mariane Borges.
A instrutora Patrícia Ferreira de Figueiredo ensina aos alunos como transformar uma simples latinha de extrato, num objeto decorativo ou utilitário dentro de casa. Além disso, os alunos, em sua maioria esposas de produtores ou filhos de trabalhadores rurais, aprendem como revestir objetos com gravuras, embelezando superfícies de objetos feitos de madeira, vidro, metal e até tecido.
Para o presidente do Sindicato Rural, Dalvo Borges Pinheiro, o Senar Minas tem inovado, levando às famílias dos produtores rurais cursos que auxiliam na melhoria da renda, aproveitando-se até mesmo objetos que seriam jogados no lixo.
A técnica do Decoupage é muito interessante e abre infinitas possibilidades de figuras ou recortes que se aplica no objeto, com acabamentos maravilhosos e encantadores. “Agradeço o apoio e a parceria junto à Prefeitura Municipal de Pirajuba, Hapefray Materiais de Construção, Moacir Brito, Joaquim de Souza Borges e à Escola Estadual Coronel Oscar de Castro”, finaliza a mobilizadora.

Ruas e Avenidas de Campina Verde estão recebendo recapeamento com lama asfáltica

A Prefeitura Municipal de Campina Verde por meio da Secretaria Municipal de Obras iniciou neste mês de março, o recapeamento de ruas e avenidas.
Segundo o secretário de Obras, Jânio Dimas Bampa o prefeito Reinaldo Tannús determinou que providenciasse um levantamento dos pontos críticos para que estas vias recebessem o recapeamento asfáltico.
“Estamos realizando nesta primeira fase, o recapeamento dos pontos mais danificados e inutilizado de nossa cidade. Iniciamos na Rua Minas Gerais e iremos percorrer toda cidade” , informou Jânio Dimas.
“O recapeamento vai dar um novo aspecto à cidade, além de colaborar para melhor fluxo do trânsito. As melhorais urbanas é necessária para dar aos munícipes qualidade de vida, trabalhamos diuturnamente com o objetivo de alavancar o desenvolvimento de nossa cidade que é progressista e ordeira”, finalizou Reinaldo Tannús.

IPTU 2012 pode representar 5% da arrecadação do município, neste ano

A Prefeitura de Frutal programou para o mês de maio, o início do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2012. Os carnês já deverão ser distribuídos pelos Correios a partir da segunda quinzena de março.
Neste ano, a Prefeitura dará um desconto de até 20% para pagamentos à vista, um pouco maior que de anos anteriores que foi de 15%. O contribuinte poderá optar pelo pagamento em até seis parcelas, tendo como primeiro vencimento o dia 10 de maio.
O secretário de Fazenda, Pedro Alves Borges, enfatiza que este ano, o Poder Executivo está oferecendo um desconto bastante vantajoso. Ele aconselha que os contribuintes efetuem o pagamento do imposto e evitem que o débito entre para a dívida ativa.
Ele recorda que quando assumiu a Secretaria, apenas cerca de 30% dos contribuintes pagavam o IPTU. Após um trabalho intenso e com os incentivos dos descontos, este índice tem aumentado ano a ano.
Atualmente, o município conta com 23.698 unidades imobiliárias, entre imóveis residenciais, comerciais, industriais e terrenos. Conforme lei municipal, os imóveis com menos de 71 metros quadrados são isentos, desde que o proprietário tenha somente um imóvel e resida no local.
No ano passado, a Administração conseguiu arrecadar 66% do valor lançado. Foram lançados cerca de R$ 3 milhões e a arrecadação foi de R$ 1,988 milhão. Para este ano, a estimativa de arrecadação é de R$ 4 milhões.
Como o orçamento de 2012 está previsto em R$ 70 milhões, a arrecadação com IPTU representa em torno de 5% da receita do município. Além das aplicações obrigatórias na Saúde e Educação, os recursos do IPTU são destinados em todos os outros setores do município.
Em relação à inadimplência, o secretário observa que as dívidas não pagas vão para o protesto judicial. Desde 1997, existem impostos protestados no Judiciário. Isso permite que o município não perca o direito de receber o imposto.
A Prefeitura também conta com uma equipe de advogados que fazem um estudo e verificam a viabilização dos procedimentos jurídicos necessários para as execuções fiscais.
Segundo ele, os valores em protestos são bastante significativos ao município, pois giram em torno de R$ 9 milhões. Através do recebimento destes recursos, a Prefeitura pode fazer mais investimentos visando o desenvolvimento da comunidade.
Pedro Borges enfatiza que todos os outros impostos do município podem ser parcelados em até 11 vezes. Em caso de contrato com a prefeitura, o contribuinte deve efetuar o pagamento de 20% na entrada e parcelar o restante em até 11 vezes, ficando em situação regular com o município.
O secretário declara ainda que muitas pessoas não efetuam o pagamento do IPTU porque acreditam que o imóvel não pode ser penhorado. “No caso de débito com o IPTU, o imóvel pode ser penhorado e ir a leilão, sim. O contribuinte sofre as conseqüências normais da execução. Então, ele deve conhecer a lei para que não corra este tipo de risco”, arremata

Prefeita Ciça visita loteamentos e vê de perto obras de novas moradias populares

No começo da semana, a prefeita Maria Cecília Marchi Borges, acompanhada da secretaria de Finanças, Enilda Mara e o secretário de Comunicação, Éder Mendes, visitaram pontos importantes da cidade.
Além de andar por toda a cidade e observar de perto os pontos onde o grande volume de chuva danificou o asfalto, a prefeita fez questão de ver de perto o crescimento acelerado que Frutal imprime este ano.
Duas visitas mereceram a atenção especial de Ciça: Os residenciais Flamboyant e Amélia Gusson. Os dois estão em fase adiantada na construção e devem ser entregues até o mês de agosto, segundo expectativa das construtoras Laterza (Flamboyant) e PDCA (Amélia Gusson), responsáveis pelas obras.
No Jardim Flamboyant, que dará seqüência ao bairro Nova Frutal, mais de 400 casas serão construídas, todas elas destinadas á famílias de baixa renda, com renda de até 3 salários mínimos, e prestações que podem chegar a 50 reais.
“Demos prioridade a casa própria neste segundo mandato. Entendemos o quanto é importante darmos o direito ao cidadão de morar no que é seu, pagando o que pode pagar, saindo do aluguel. Isso é gerar bem estar ao frutalense”, comentou a prefeita Ciça, que visitou todo o loteamento e conferiu de perto as casas que já estão levantadas.
No Residencial Amélia Gusson, um conjunto com três prédios e 48 apartamentos, Ciça acompanhou a fase de levantamento das torres, com todos os apartamentos já prontos, passando agora para o acabamento deles, que já estão todos vendidos, também com pequenas parcelas aos novos donos.
“Conseguimos reverter este terreno e construir os prédios. Para mim, é mais uma prova do quanto Frutal está evoluindo, crescendo, dando mais oportunidade ás pessoas”, acrescentou a prefeita. Os prédios do Residencial Amélia Gusson, apesar das chuvas, serão entregues no mês de agosto, como já estava previsto.

Capa - Edição 290 - 14 de Março de 2012

Câmara de Planura entrega titulo de cidadão honorário ao deputado Sargento Rodrigues
Prefeita Ciça visita loteamentos e vê de perto obras de novas moradias populares
Prefeitura esta construindo lago e pista de caminhada para lazer da população de Comendador Gomes
A Prefeitura de Comendador Gomes iniciou a construção de uma praça com três lagos, visando oferecer lazer para a população, já que terá também uma pista de caminhada.
De acordo com o prefeito José Rodrigues da Silva Neto (Zé do Amador), foi elaborado um projeto de engenharia e arquitetura e será feita uma calçada em volta dos lagos para ser entregue em breve para a comunidade. Também serão instalados uma academia popular ao ar livre e um quiosque para atendimento na área de saúde às pessoas que praticam esporte ou caminhada e lazer da população.

IPTU 2012 pode representar 5% da arrecadação do município de Frutal, neste ano

Indisciplina escolar é um dos maiores problemas constatados pelo Conselho Tutelar em Pirajuba
O Conselho Tutelar de Pirajuba tem trabalhado no dia a dia para a solução de diversos problemas relacionados às crianças e aos adolescentes no município. Atualmente, os principais problemas envolvendo os menores são com relação a indisciplina escolar. Também há muita discussão entre casais em processo de separação sobre quem ficará responsável pelos filhos.

Ruas e Avenidas de Campina Verde estão recebendo recapeamento com lama asfáltica

Segundo o secretário de Obras, Jânio Dimas Bampa o prefeito Reinaldo Tannús determinou que providenciasse um levantamento dos pontos críticos para que estas vias recebessem o recapeamento asfáltico.
“Estamos realizando nesta primeira fase, o recapeamento dos pontos mais danificados e inutilizado de nossa cidade. Iniciamos na Rua Minas Gerais e iremos percorrer toda cidade” , informou Jânio Dimas.

quarta-feira, março 14, 2012

Supermercadistas aderem à campanha contra sacolinhas, mas aguarda iniciativa dos poderes constituídos

O proprietário do Supermercado Sabino (foto ao lado), João Neto Sabino, também lamenta o fato de que as sacolas retornáveis não terem obtido boa aceitação. “Hoje, esta é uma preocupação mundial, por isso, vamos apoiar esta ideia e esperamos que as pessoas se conscientizem, porque o uso destas sacolas plásticas é muito grande. Elas prejudicam muito o meio ambiente, pois elas são levadas para o lixo. É um efeito dominó, pois esse lixo volta a nos prejudicar. No Estado de São Paulo, o consumidor é forçado a levar em caixa de papelão ou mesmo levar sua própria sacola”, frisou.
O sócio-proprietário dos Supermercados JB (foto), João Marcus Bernabé (Kiko), diz que vê de forma positiva a tentativa de abolir as sacolinhas plásticas, que ele considera um grande mal para o Meio Ambiente.
Diante disso, a empresa está estudando meios mais viáveis para tentar solucionar ou amenizar o problema. “Estamos com um projeto e vamos estudar todas as alternativas. Assim que tivermos uma solução, nós vamos apresentar para a comunidade, para que as pessoas se sintam confortáveis nas substituições das sacolas por outros meios para transportar os produtos”, informa. Conforme observa, no Estado de São Paulo, as sacolas estão sendo abolidas com êxito.
No momento, na rede JB, os produtos são empacotados nas sacolas e também em caixas de papelão. Na filial do supermercado em Nova Granada (SP), estão sendo utilizadas as sacolas retornáveis.
Conforme compara, as sacolas retornáveis são mais práticas que as biodegradáveis, já que estas últimas também levam um tempo para decomposição. “A gente pretende colocar várias alternativas e o consumidor vai se sentir mais confortável e enxergar o custo benefício. É uma situação muito polêmica, porque realmente tira o conforto conquistado pelo consumidor, mas é um grande favor ao Meio Ambiente. È realmente uma atitude muito positiva”, acrescenta.
Kiko observa que o segundo passo nesta questão é a destinação das sacolas nos depósitos de lixo. “O primeiro passo é com relação as estas sacolas; a segunda parte da campanha deve ser em relação aos sacos de lixo. É uma campanha que precisa ter a adesão de toda a comunidade, pois vai trazer um resultado muito positivo para o nosso Meio Ambiente e para as futuras gerações”, enfatizou.
No supermercado JK (foto), a gerente informa que chegou a adotar as sacolas retornáveis por algum período, mas relata que não deu retorno. Ela acha que é interessante um projeto que acabe com as sacolas.
O gerente do Supermercado Mussi (foto), Flávio Garcia Silva, acredita que a sacola retornável não teve boa aceitação devido ao valor cobrado por ela, já que alguns estabelecimentos chegaram a cobrar R$ 5,00 pelo produto.
Além do valor, ele cita outro fator a grande utilização de sacolas. “Fica meio difícil porque a embalagem é pequena, mas acho que as pessoas devem deixar de utilizar estas sacolas normais, porque será menos lixo para prejudicar o meio ambiente”, salientou.
Também o gerente do Supermercado União, Antônio Nascimento (foto), é favorável ao extermínio das sacolas comuns. Conforme diz, ainda restam algumas em seu estoque, mas, em geral, já tem utilizado as biodegradáveis. Ele diz que é um pouco mias cara que a sacola normal, mas os resultados são melhores. Somente, no seu estabelecimento, cerca de 20 mil unidades são consumidas por mês.
Antonio conta que também tentou trabalhar com as sacolas retornáveis, mas não obteve sucesso. Entretanto, restam algumas ainda que ele pretende fazer a doação para clientes fidelizados.
No Supermercado Xatão, o consumo é de cerca de 3.000 sacolas por dia, sendo utilizadas as biodegradáveis. Segundo o gerente geral, João Carlos Gallo (foto), em geral, uma pessoa consome de 15 a 18 sacolas, em suas compras.
Ele também é adepto à campanha para abolir as sacolas que prejudicam o meio ambiente. Mas, destaca que é preciso ter mais apoio de entidades voltadas à proteção do Meio Ambiente.
“Muitas pessoas brigam com a gente e dizem que estamos regulando sacolas, mas o que falta é consciência das pessoas, porque geram um grande problema de lixo. É preciso haver uma campanha nacional de conscientização e abolir esta sacola”, diz.
Ele observa que as sacolas biodegradáveis também têm um consumo maior porque possuem menor resistência e, com isso, é preciso colocar mais de uma para sustentar o peso do produto. Ele acredita que uma boa solução é a feita com amido de milho, que apesar de mais cara, é de rápida decomposição.
João Gallo declara que a economia que as pessoas pregam por parte do comerciante é ilusória. Com o fim das sacolas, conforme observa, irá aumentar a quantidade de entregas em domicílio e até mesmo redução nas compras.
No Supermercado São Domingos (abaixo), são utilizadas tanto as sacolas normais como as biodegradáveis, pois, às vezes, esta última está em falta no mercado. De acordo com o proprietário Ricardo Henrique Alves (foto), em média, são consumidas 6.000 sacolas por mês.
“O certo seria abolir estas sacolas, mas isso iria gerar transtornos porque o cliente reclama muito. Acho que deve haver mais conscientização e empenho de todos para abolir as sacolas plásticas”, frisou.
Já no Supermercado São João (foto), a proprietária Ana Maria Vitória Sabino contabiliza em torno de 8 mil sacolas por mês que saem do estabelecimento. Ela diz que estava recebendo a sacola biodegradável, mas não sabe se ocorreu uma queda na produção e não foi possível atender a demanda.
Ana também diz que os clientes levam sacolas “aos montes” para casa, com o propósito de colocar lixo. “Chegam a colocar várias sacolas dentro de outra. É preciso que as pessoas se conscientizem, pois isso é interessante para o Meio Ambiente”, afirma. Ela tentou vender as sacolas retornáveis, mas poucos clientes adquiriram.
Outro proprietário que é adepto da extinção das sacolinhas é Ricardo Assunção (foto), do Supermercado Ideal. Em média, são consumidas 8 mil por mês, em seu estabelecimento.
“Acho que a retornável é mais difícil, pois a mais aceitável pelo público é a biodegradável. As grandes empresas já têm adaptado procurando diminuir o impacto ambiental”, declarou.
No Supermercado Atacadinho, o auxiliar de escritório Paulo Sérgio Martins, diz que o estabelecimento não tinha, no momento, as sacolas biodegradáveis e que já tentou trabalhar com as retornáveis (até com logomarca da empresa), mas não teve saída, pois as pessoas buscam as sacolas comuns para colocarem lixo. Segundo ele, são mais de 10 mil sacolas por mês que saem do supermercado para o consumidor.
No Supermercado Pontal (foto), não se trabalha mais com a sacola comum, mas apenas com a semi-biodegradável. Mesmo assim, são consumidas mais de 4 mil unidades por mês. Já as retornáveis, não tiveram saída.
“A gente orienta, mas infelizmente, a cultura popular precisa mudar muito. As pessoas precisavam ir a outros lugares para ver como funciona”, lamenta o gerente Daniel Lemes. Ele diz que o principal problema é a utilização das sacolas como sacos de lixo.
Uma sugestão apontada por ele é que os consumidores retornem as sacolas aos estabelecimentos comerciais, visto que a maioria delas fica limpa e poderia ser reaproveitada para embrulhar novas compras.
“Infelizmente, as pessoas têm pouca preocupação com o Meio Ambiente. Se deixar, eles querem colocar uma sacola por item adquirido. Isso é muito prejudicial, é um consumismo desenfreado destas sacolas plásticas, sendo que o ideal é retirá-las de circulação para a utilização das retornáveis”, conclui.
Lei
No ano de 2009, a Câmara de Frutal (foto) aprovou uma lei que versava sobre o uso de sacolas plásticas biodegradáveis para acondicionamento de produtos e mercadorias a serem utilizadas nos estabelecimentos comerciais.
A lei determina que os estabelecimentos comerciais utilizem sacolas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis (que apresenta degradação inicial por oxidação por luz e calor).
Conforme estabelece a lei, o descumprimento das disposições poderá acarretar advertência, multa e suspensão temporária da atividade. A multa será aplicada em dobro em caso de reincidência. Na lei, ficou declarado ainda que os estabelecimentos comerciais terão um prazo de quatro anos a contar da data da publicação (agosto de 2009) para substituir as sacolas comuns pelas biodegradáveis.

Copa 3 Rios 2012

DOMINGO DIA 11 DE MARÇO ACONTECE A GRANDE ABERTURA DA COPA 3 RIOS, NO ESTÁDIO PLANURÃO, APARTIR DAS 14:00 HS, A EQUIPE DE ASPIRANTES DE PLANURA ENFRENTA A CIDADE DE COMENDADOR GOMES, E LOGO APÓS!
PLANURA X ITURAMA
O TIME DE PLANURA EM BUSCA DO TRI CAMPEONATO.
TORCEDOR PLANURENSE A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE

terça-feira, março 13, 2012

Permanentes da ExpoFrutal começam a ser vendidas

O Sindicato Rural começou a vender na quinta-feira (1º), as permanentes da ExpoFrutal 2012, composto por 500 unidades. O primeiro lote terá valor de R$ 140,00 e poderá ser dividido em até quatro vezes no boleto bancário, sendo a primeira no ato da compra.
Entradas para a área vip dos camarotes também já estão disponíveis. Neste primeiro momento, não haverá venda de permanentes para estudantes e de ingressos individuais. Um cronograma, que em breve será divulgado, foi desenvolvido pela diretoria do SRF para facilitar ainda mais o atendimento ao público da festa.
Considerada uma das melhores festas do Triângulo Mineiro, a ExpoFrutal acontece entre os dias 1º e 5 de agosto, e, além do rodeio profissional, reunirão cinco atrações principais do sertanejo universitário do país.
Fernando e Sorocaba (quarta-feira), Michel Teló (quinta), Humberto e Ronaldo (sexta), Guilherme e Santiago (sábado) e Munhoz e Mariano (domingo), terão a missão de animar o evento que tem qualidade comprovada pelo nível das disputas na arena, participação de renomadas companhias de rodeio e grade de shows.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Janes Cesar Mateus (Janão), a diretoria espera alcançar com as permanentes e convites para a área vip o mesmo sucesso de venda obtido com os camarotes.
“Vendemos todos os camarotes e já temos uma lista de espera de 15 pessoas, e isso sem que fosse feito qualquer tipo de divulgação, estou confiante que a festa deste ano será tão boa quanto a do ano passado. E no que depender de nós, haverá empenho e dedicação necessária para alcançar esta meta. Frutal terá novamente uma grande festa”, garantiu.
Janão ressalta que, no mês de março, toda a programação da ExpoFrutal será divulgada. “Apesar de ocorrer somente em agosto, a maior parte das atrações e estrutura da festa já foi contratada. Restam apenas alguns detalhes para o evento estar completamente fechado”, completou.
Interessados em adquirir permanentes da festa e entradas para a área vip do camarote, devem ser dirigir ao escritório do Sindicato Rural de Frutal no CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural), localizado na Rua Antônio Rodrigues de Souza, 405, no Alto Boa Vista. Para mais informações, ligue: (34) 3421-8077. Atendimento em horário comercial (de 8h às 17hs).

Alunos de curso de cooperativismo recebem diploma do SENAR

 Foram entregues no mês de fevereiro, em solenidade no CIAP (Centro Integrado de Apoio ao Produtor Rural), os diplomas aos alunos que concluíram o curso Organização de Atividades Coletivas, promovido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A capacitação, realizada entre os dias 28 e 30 de novembro do ano passado, foi feita em parceria com o Sindicato Rural de Frutal.
O curso foi desenvolvido com base em duas áreas. Em habilidades básicas foram repassadas noções de cidadania, aptidões, interação e natureza do ser humano. Em habilidades específicas e gerenciais, os debates giraram em torno das organizações coletivas, tipos de comportamentos, constituição de organizações coletivas, procedimentos básicos, noções de autogestão e funções administrativas.
Entre as pessoas que receberam diplomas, está o atual secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Rodolfo Pedro Victor, coordenador do projeto Minas Leite, desenvolvido em Frutal por meio de parceria com a Emater.
A justificativa para tanto empenho é simples: “embora o curso seja destinado aos agricultores familiares, eu também me propus a participar; afinal, eu sempre estou com eles e considero que devemos crescer juntos”, manifesta.
A avaliação dos próprios produtores que participaram do curso superou expectativas. O planejamento e organização no empreendedorismo rural teve destaque na opinião da produtora rural Iris Pires Rodrigues, que é feirante em Frutal.
“Com o curso pude ver o quanto mais longe podemos enxergar. Por exemplo, nunca parei para pensar como é importante o atendimento aos clientes e esse curso me ajudou a melhorar isso”, diz.
O coordenador da Feira do Pequeno Produtor Rural, Vilson Agostinho Brás, também fez o curso e elogiou a iniciativa, manifestando que o resultado dele será muito positivo para os agricultores familiares do Município.
“O curso foi de grande valia para mim e tenho certeza que para todos os outros. A partir de agora, temos noções mais exatas do que podemos fazer para contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa feira e da renda particular de cada um de nós”, opinou.

Cerca de 500 mil sacolinhas impactam o Meio Ambiente de Frutal, mensalmente

“Empresários confirmam que utilização de sacolas plásticas em Frutal é assombrosa e prejudicial ao Meio

 acordo ou lei propícia que dá uma solução a este problema, em Minas Gerais.
Já no Estado de São Paulo, embora não exista uma lei em vigor, há acordos para diminuir o uso destas sacolas e consequentemente amenizar os impactos ao meio ambiente.
No estado paulista, caso queiram as sacolas, os consumidores precisam desembolsar entre R$ 0,19 e R$ 0,30 por unidade. O valor é variado devido aos tamanhos e qualidade dos diversos do produto.
Em anos anteriores, através de iniciativa da empresária Suzete Batista de Oliveira (foto), foi iniciado um projeto que foi a substituição das sacolas plásticas pelas sacolas confeccionadas de nylon. O projeto não recebeu a aceitação necessária e, com isso, ficou no esquecimento.
Suzete relata que foi fundada uma entidade sem fins lucrativos com o intuito de confeccionar a sacola a partir de material reaproveitado (como sacos de farinha de trigo utilizados em padarias). Foram criados vários modelos de sacolas e chegaram a ser comercializadas em Frutal e cidades vizinhas. A entidade sobreviveu durante algum período, mas depois o projeto foi abandonado, já que Suzete estava responsável sozinha por todo o processo como venda e produção.
“Por ser de material reciclável, não era um produto totalmente bonito. Mas, a gente tentou conscientizar as pessoas que era um benefício para a natureza. Eu sou apaixonada pelo produto, por isso não tinha qualquer dificuldade em vender, porém, muitos não conseguiam comercializar as sacolas retornáveis ou passar a ideia adiante. Na época, fizemos a doação de tudo para a Comunidade Terapêutica para atuar mais na nossa empresa. Doamos cerca de 1.500 sacolas também para que o projeto fosse levado adiante. Mas, infelizmente, isso não aconteceu”, lembra.
Suzete ressalta que, somente agora, o projeto começou a tomar vulto e muitas pessoas procuram pelas sacolas retornáveis. Sua expectativa é que seja revitalizada esta ideia, pois, conforme enfatiza são muitos os benefícios obtidos, principalmente para o Meio Ambiente.
“A gente nota que os córregos e rios estão impregnados com sacolas e muitos animais ingerindo estes sacos. Então, é preciso haver proibição ou mexer no bolso para que as pessoas não fiquem desperdiçando ou enviando esta sacola para o Meio Ambiente. O Estado de São Paulo já saiu na frente proibindo essa utilização e é cobrado um valor para a pessoa que insiste neste tipo de sacola. A gente sonha para que isso chegue aqui também. A sacola retornável é a única alternativa. Pois, a sacola de amido de milho se não for colocada em local apropriado, ela também não dissolve”, declarou.
A reportagem do Jornal da Cidade, chegou a esta estimativa do uso de cerca de 500 mil sacolinhas mensalmente em Frutal, somente nos supermercados e mercados; isto sem avaliar as mercearias, mercados de verduras, lojas, bares e lanchonetes devendo este numero ultrapassar 1 milhão de sacolinhas despejadas no Meio Ambiente, de Frutal, onde grande parte segue para o Aterro Sanitário e lixões clandestinos nos cantos da cidade, córregos e rios. Sendo que ficou bastante claro, que os supermercadistas apóiam a abolição das sacolinhas, mas esperam a iniciativa dos poderes constituídos ou ligados ao Meio Ambiente, no sentido da proibição das sacolinhas como ocorreu no Estado de São Paulo e campanhas de conscientização dos consumidores, que são os principais distribuidores das sacolinhas.

Secretário Narcio Rodrigues assinou ordem de serviço para o início das obras da Cidades das Águas, em Frutal Estado vai investir R$ 55,7 milhões na construção do projeto Cidade das Águas

O Governo de Minas, representado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, assinou na noite de segunda-feira (5) ordem de serviço para o início da obra de implantação do projeto Cidades das Águas, com investimentos da ordem de R$ 55,7 milhões.
A solenidade foi realizada na Câmara de Vereadores, durante audiência pública que envolveu toda a comunidade. Com previsão de término em 20 meses, a obra, que será executada pela Construtora Waldemar Polizzi, compreende a construção dos prédios da Biblioteca, do Laboratório/EAD, do Alojamento de Pesquisa (Casa de Hóspedes) e mais sete alojamentos do Complexo Uemg-Unesco-HidroEX.
Estiveram presentes também o presidente do Unesco-HidroEx, professor Octávio Elísio Alves de Brito; o diretor do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop), Fernando Teixeira; o deputado estadual José Maia, a prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges; e o presidente da Câmara, José Adão da Silva.
Durante o evento, a equipe do arquiteto Jaime Lerner, um dos mais conceituados urbanistas da atualidade, apresentou o projeto arquitetônico e urbanístico que vai interagir Frutal com a Cidade das Águas, seguindo o percurso do Córrego da Vertente Grande.
Conforme afirmou a arquiteta Rossanna de Rossi, a proposta principal é promover essa interação, por meio do percurso das águas e uma nova urbanização da cidade, que envolve também a recomposição das matas ciliares.
O presidente da Câmara, José Adão da Silva (Zizi), enalteceu o momento vivido por Frutal. “Não resta dúvida de que esse projeto vai marcar a nossa história”, destacou. Para o presidente do Unesco-HidroEx, professor Octávio Elísio, a Cidade das Águas não teria vida se não tivesse um elo com Frutal. “Essa interação é nosso maior projeto, transformando Frutal em um centro de excelência em água, com repercussão internacional”, afirmou o presidente.
O diretor do Deop, Fernando Teixeira, confirmou que os recursos já estão liberados para que a construtora possa iniciar a obra. “Frutal merece este projeto e vamos concluí-lo no menor tempo possível”, disse diretor.
O evento foi finalizado com o discurso do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, que destacou a importância de Frutal abraçar esta causa. “Com a assinatura desta ordem de serviço, o Governo de Minas começa a escrever uma nova página da história de Frutal”, afirmou o secretário.

Ecologia e Carnaval, essa mistura dá samba

A preocupação com assuntos ligados à preservação ambiental se torna assunto mais relevante a cada ano que passa. Se o aquecimento global era o enfoque até outro dia, a palavra da moda hoje é sustentabilidade. Usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente é um verdadeiro desafio no sistema econômico em que vivemos.
A reciclagem está diretamente inserida nesse contexto. Se não é a solução final para todos os problemas, pelo menos alivia a questão dos aterros sanitários abarrotados com detritos de lenta decomposição.
O Grupo JB, em parceria com oito escolas municipais de ensino fundamental, promoveu o projeto Ecofolia, aproveitando uma das épocas em que mais se consome que é o carnaval. E consumo significa produção de lixo reciclável.
O projeto consiste na coleta de garrafas PET e de latinhas de alumínio, premiando as três melhores escolas no ranking de coleta. O resultado, segundo Edimar Barcelos, diretora da Escola Municipal Cândida Arantes, foi amplamente satisfatório.
“Hoje o mundo clama por uma conscientização maior por parte das pessoas, e os primeiros passos devem ser dados recolhendo o que há em torno de nós. Nossas crianças foram incentivadas a começar dentro de casa, e as famílias foram peças importantes nesse sentido.”
Mesmo contando com um número menor de alunos, a escola foi a terceira colocada, e foi presenteada com uma impressora multifuncional. Além disso, foi feita uma campanha interna, o que redobrou o empenho dos alunos.
“A sala que mais arrecadou ganhará um aparelho de som e as duas crianças que mais coletaram recicláveis (PET e latinhas) ganharam kits com livrinhos de literatura. Semana que vem organizaremos um lanche diferente para todas as crianças durante a premiação. Haverá ainda a coroação da professora responsável, a Rainha da Sucata”, brincou Edimar.
Gislaine Faria, diretora da Escola Municipal Frei Teodósio, também fez questão de salientar a importância de começar desde cedo esse trabalho de conscientização nas crianças.
“Achei louvável a iniciativa, pois vários objetivos foram alcançados, entre eles o de evitar a proliferação da dengue e também a união de todas as pessoas que abraçaram a causa, mostrando que a Família Frei Teodósio está mais uma vez de parabéns.” A escola recebeu um computador como prêmio pelo segundo lugar.
“Hoje, na reunião dos pais, será anunciado o resultado da campanha, e em seguida haverá a premiação”, conta orgulhosamente Tatiana Castanheira, professora da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais.
“As crianças ficaram eufóricas quando souberam do resultado. Sempre trabalhamos o tema com os alunos, sobre preservação e não jogar o lixo em qualquer lugar. Mesmo assim, foi a primeira vez que foi realizada uma campanha desse porte na escola, e sempre que possível, participaremos de ações como essa”.
Novas oportunidades não faltarão, pelo menos no que depender dos idealizadores do projeto. “Apesar de ter sido uma campanha rápida, houve grande mobilização nas escolas, o que nos surpreendeu bastante. Então acredito que possa haver novas edições. É algo a ser planejado, mas acredito que não deve demorar muito para que ocorra novamente.”
Além da ação ambiental, a renda alcançada através da venda de todo o material será revertida para o Hospital do Câncer de Barretos. Competição e premiações à parte, é bom saber que nem sempre a ideia de preservação fica apenas no papel ou nas palavras de quem se diz o “defensor da natureza”. Ver tantas crianças ensinando seus pais a separar o lixo reciclável renova a esperança de quem acredita num mundo melhor para os nossos filhos. Nem que para isso as próprias crianças sejam as responsáveis por nos colocarem na linha.

Dabiane, Raidar e Cilinho estiveram com Newton Cardoso em BrasíliaSecretária

Na última semana do mês de fevereiro, o deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) recebeu em seu gabinete em Brasília, os fronteirenses Dabiane, Raidar e Nildomar “Cilinho” na oportunidade eles estiveram na capital brasileira buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida do povo de Fronteira.
Primeiramente com a busca de recursos junto ao deputado federal majoritário de Fronteira, levando em consideração ser o mais votado em Fronteira, entre os deputados eleitos que hoje atua na Câmara Federal. Na oportunidade o ex-governador e hoje deputado reafirmou o compromisso com o município, reafirmando a destinação de R$200 mil para edificação de uma praça na COHAB e ainda garantiu que mais recursos serão destinados a cidade.
Além, disto Newton recebeu algumas reivindicações da líder do grupo Dabiane do Raidar em relação às necessidades de infra-estrutura de esgoto, asfalto e projetos voltados para o turismo e lazer dos fronteirenses e seus visitantes, as quais foram recebidas e serão encaminhadas para equipe do deputado averiguar a situação.
Raidar Mamed, ainda destacou ao deputado o trabalho da Colônia de Pescadores, que atualmente auxilia os pescadores para o recebimento do seguro-desemprego da pesca –neste período de piracema- e ainda as ações em busca de melhorias e garantia de benefícios e créditos para os pescadores fronteirenses. Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Industria Química e Álcool de Fronteira (SINTIAF) Nildomar “Cilinho” apontou as dificuldades vividas pelos trabalhadores com o fechamento do parque industrial da antiga Destilaria Fronteira, que mais uma vez aguarda por decisão da Justiça, para voltar a gerar renda, emprego e qualidade de vida aos fronteirenses.
Contudo, o deputado Newton Cardoso, garantiu que estará estudando a forma de auxilia-lós nestas empreitadas e ainda ponderou que estará sempre ao lado dos fronteirenses e principalmente daqueles que defenderam sua bandeira por Minas Gerais, nas eleições de 2010, se referindo a Dabiane do Raidar, Nildomar Cilinho, Eduardo Ganchinho e Raidar Mamed. O deputado ainda agendou sua visita a cidade de Fronteira para o mês de junho, deste ano.

Deputado Lerin quer ampliar acesso de entidades filantrópicas aos benefícios do estadoPirajubenses

O deputado Estadual Antônio Lerin (PSB) tem trabalhado durante seu mandato para que instituições públicas de Uberaba e região consigam o título de Utilidade Pública. O intuito, segundo o deputado, é garantir às entidades, associações civis e fundações o reconhecimento como instituições prestadoras de serviços à sociedade.
“São entidades sem fins lucrativos que precisam de nossa atenção para que sejam reconhecidas pelo Estado e possam continuar a desenvolver o importante trabalho que fazem. Sem elas, seria complicado para as prefeituras atenderem toda a demanda da população de cada cidade em relação à saúde, atendimento social, entre outros serviços”.
As entidades sem fins lucrativos são aquelas que revertem em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todas as verbas obtidas em atividades comercial, industrial e de serviços desenvolvidos por elas em favor da comunidade.
Entre as instituições da cidade de Uberaba que obtiveram o título durante o ano de 2011 estão: Fundação de Assistência ao Especial Caminhar de Uberaba, Associação Mineira de Equoterapia – AME, Associação de Casa de Diálise, Casa de Recuperação Juntos Podemos e o Centro de Criatividade Caminho da Esperança, da cidade de Campo Florido.
Como autor desses projetos de lei, o deputado Lerin ressalta a importância dos títulos. “O setor serve à população com qualidade no atendimento e de forma humanizada. A entidade ou instituição que recebe o título de Utilidade Pública Estadual passa a atender a alguns critérios que possibilitam que obtenha verbas, isenções e outros benefícios destinados especificamente à essas atividades”, explica o deputado.
Lerin ressalta, ainda, que já se encontram em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas novos projetos de Lei de Utilidade Pública que beneficiarão outras instituições de Uberaba e região.

Equipes de Pirajuba participam de Copa Três Rios e Copa Integração de Futsal

O Departamento de Esporte de Pirajuba irá participar, neste ano, da Copa Três Rios e Copa Integração de Futsal. Ambos os campeonatos terão início neste mês de março.
Na Copa Três Rios, Pirajuba está inscrita com as equipes de base sub-12, sub-14 e sub-16. A primeira partida será no sábado (17), em Fronteira, contra os times daquela cidade, a partir das 14h30min. No dia seguinte (18), os jogos serão nas categorias aspirante e amador, também contra Fronteira.
Já a Copa Integração – que é na categoria adulto – começa no dia 12, mas a primeira partida de Pirajuba deverá ser disputada no dia 21, em Uberaba. O jogo de volta ainda não está definido.
São 42 times que vão disputar três títulos regionais da Copa Integração de Futsal. O evento vai integrar atletas de 38 cidades divididas em regionais Uberlândia/Patos de Minas, Uberaba/Ituiutaba e Divinópolis/Araxá. As seis equipes campeãs e vice-campeãs serão classificadas para a Supercopa TV Integração de Futsal.
No total, 13 equipes vão representar 11 cidades da região de Uberaba/Ituiutaba. São elas, Campinas Verde, Campo Florido, Canápolis, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Ituiutaba, Iturama, Pirajuba, Uberaba e Sacramento.
As cidades de Sacramento e Uberaba competem cada uma com dois times de futsal. O grupo foi divido em três chaves “A”, “B” e “C” e jogam entre si dentro das chaves em turno único.
Na chave de Pirajuba, estão também os times de Campo Florido, Conceição das Alagoas, Capelinha e Uberaba. Após a participação nestes campeonatos, os diretores do Departamento de Esportes farão os campeonatos regionais e municipais.

Companhia de teatro apresenta peças em Campo Florido, Pirajuba e Frutal

A FMC Agricultural Products, Valente Produções e Cia de teatro Sia Santa, de Campinas, apresentam o espetáculo “Plantando o 7”, um espetáculo de teatro infantil educativo de Bruno Fantini - nas cidades de Campo Florido, Pirajuba e Frutal.
O evento é voltado para alunos de escolas da área rural e as demais da rede municipal e estadual de ensino fundamental, dentro do Projeto Cultural “Um bom começo”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Minas Gerais e é patrocinado pela FMC Agricultural Products.
Dentro das atividades do projeto “Um bom começo” com a temática “Atuando com Responsabilidade” foram oferecidas oficinas para os professores das três cidades. As oficinas, que têm duração de 3 horas são um encontro de sensibilização destinado aos professores das turmas que apreciarão o espetáculo, preferencialmente professores de Língua Portuguesa e Educação Artística. Dois grandes especialistas da área participam do encontro.
A peça teatral infantil “Plantando o 7” faz parte do Programa de Atuação Responsável da FMC Agricultural Products e é considerada um dos maiores eventos educacionais criado exclusivamente para o homem do campo e seus filhos.
O objetivo é ensinar a importância dos 7 Hábitos de Atuação Responsável, uma forma inovadora de divulgar e educar o homem do campo sobre as práticas de uso dos defensivos agrícolas.
As apresentações do “Plantando o 7” serão realizadas ainda em outras cidades de Minas Gerais, como: Ituiutaba, Santa Juliana, Brasilândia de Minas, Passos, Gurinhatã, Lagoa da Prata e Uberaba, nos próximos meses de março, abril e maio.
O Programa de Atuação Responsável tem como objetivo desenvolver e implementar técnicas, visando minimizar riscos durante o processo de uso dos produtos fabricados e/ou distribuídos pela empresa.
Em todas as cidades, o projeto conta com o apoio das prefeituras através das secretarias de Educação e Cultura e das usinas de açúcar e álcool.
Sinopse da peça
É um dia como qualquer outro no mundo dos contos de fadas. E como todo dia normal, a Bruxa Malvada tenta envenenar a pobre Branca de Neve. Mas sua tentativa falha, pois a jovem logo percebe que a maçã da Bruxa está cheia de vermes.
Em outro canto da floresta, Chapeuzinho Vermelho cantarola enquanto caminha para a casa de sua vovó. A garota é logo abordada pelo Lobo Mau e o canino malvado ordena que ela lhe entregue todas as guloseimas da cesta. Mas para sua infelicidade, Chapeuzinho, preocupada com a saúde da vovó, não traz guloseimas, mas alimentos saudáveis. Mesmo assim, o Lobo rouba a cesta da garota, mas vê que as verduras e legumes estão doentes e bichados.
O pobre Gigante está com problemas de memória, porque, no momento em que perseguia João, o pé de feijão, que estava doente, não aguentou seu peso e ele caiu de ponta-cabeça.
Em outro ponto da floresta, a Velha Bruxa continua a alimentar Joãozinho com a esperança de engordá-lo para, finalmente, poder comer o pobre garoto. Mas ele não engorda e reclama do sabor das guloseimas que a Bruxa prepara. Ela fica desesperada ao perceber que o trigo está doente e que a farinha ficou amarga.
Em uma assembléia extraordinária, os vilões percebem que as verduras, frutas, legumes e grãos estão todos doentes e ficam felizes por receber a ajuda do Mestre do Campo, que é um estudioso da terra e, sabe os caminhos para resolver os problemas ligados à agricultura.
Os vilões acreditam ter encontrado a solução, só que o Mestre quer primeiro introduzir os princípios dos 7 Hábitos da atuação responsável Ele ensina aos vilões como adquirir os produtos necessários via o receituário agronômico, como armazenar os defensivos agrícolas, o uso correto de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), a preparação da calda, a aplicação do produto, o transporte adequado, e como lidar com as sobras de embalagens.
Logo, os vilões conseguem melhorar os resultados de suas lavouras e, assim, os contos clássicos podem seguir seu caminho natural, tendo o final já conhecido e esperado por todos: ‘E viveram felizes para sempre’.
Os Personagens do Espetáculo são: a Bruxa Malvada, a Branca de Neve, a Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Gigante, a Bruxa Velha, o Joãozinho e o Mestre de Campo. O espetáculo tem 50 minutos de duração.

Vereador Zé da Patrola fala sobre problemas do transporte escolar e Cilma destaca a conquista de mata-burros

Ao fazer uso da palavra na reunião do dia 6, a vereadora Cilma Maria Vergínio de Urzedo falou sobre um pedido atendido pelo prefeito Ernani, com a colocação de mata-burros em uma região do município.
“Recebi ligações de pessoas beneficiadas, por isso agradeço ao prefeito por atender ao pedido”. Ela também fez uma homenagem pelo Dia Internacional das Mulheres, transcorrido em 8 de março.
Os vereadores Maurício Francisco e Rubsmar Pires de Souza agradeceram a todos pela participação na reunião, ao prefeito por atender as indicações, bem como aos colegas vereadores por apoiar as iniciativas.
Na sessão, também o vereador José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola) enfatizou a importância do trabalho de cada vereador. “Agradeço aos colegas por nos dar condições de trabalho e pelo respeito que temos um aos outros”, disse.
Ele falou sobre a questão do transporte escolar da zona rural, declarando que continuam as reclamações dos pais de alunos. Zé da Patrola afirma que os ônibus estão em péssimas condições e não oferecem a mínima condição de transportar as crianças por falta de segurança.
“São muitas as reclamações das pessoas porque os veículos não têm condições de rodar. Foi um compromisso da administração com o Ministério Público que este problema estaria resolvido neste ano. Tenho certeza que a maioria das pessoas que participou da comissão de fiscalização não tem coragem de colocar seus filhos nestes ônibus. Precisamos fazer uma reunião para discutir o problema, pois é um absurdo o que está acontecendo”, disse.
Zé da Patrola falou ainda de um projeto que visa a regularização do Bairro Toledo e outro que visa dar férias prêmio para os servidores. Segundo ele, em administração anterior, foi negociada a retirada destes projetos pelo vereador Helinho para que não o deixasse tem uma linha de ônibus. E desde então não foram regularizadas estas situações.

Ditinho agradece ações do Executivos

O vereador Benedito Batista Afonso (Ditinho) fez uso da palavra para agradecer medidas tomadas pelo Poder Público visando melhorar diversas áreas no município. Um exemplo que ele citou foi que o prefeito tomou providências em consertar estradas que estavam interditadas e prejudicando o transporte de alunos da zona rural.

segunda-feira, março 12, 2012

Agência dos Correios de São Francisco ganha melhorias

O coordenador regional e gerente da agência dos Correios de Iturama, Valdevino Alves, esteve em São Francisco de Sales e, na oportunidade, se reuniu com os vereadores na terça-feira (6). Ele conta que recentemente foi atendido um pedido feito pelo vereador José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola), em 2011, buscando melhorias na agência dos Correios de São Francisco.
Valdevino, que representava o gerente regional João Francisco de Souza na visita, falou ainda sobre dificuldades que os funcionários dos Correios enfrentam devido à alteração na numeração de endereços na cidade. Segundo ele, muitos endereços contam com duas numerações e isso tem impossibilitado a entrega das correspondências.
Essa alteração ocorreu por determinação do Poder Público. O gerente relata que, na reunião com os vereadores, ele pediu apoio a fim de que procurem conscientizar a população quanto a regularização dos números, obedecendo a nova numeração implantada.
“Os Correios têm a obrigação de fazer a distribuição desde que os imóveis estejam com a numeração regularizada, individualizada e única. A população merece receber as suas correspondências dentro do prazo, com qualidade, pois a proposta dos correios éatender bem a comunidade”, declarou.
O coordenador regional informou que até o dia 31 de dezembro, os Correios tinham convênio com o Bradesco e, após o dia 1º de janeiro passou a ser com o Banco do Brasil. Segundo ele, esta situação diminuiu um pouco o fluxo de pessoas na agência, mas a tendência é voltar a crescer novamente, sendo resgatados os clientes habituais.
A respeito das melhorias, o gerente declara que já existia um projeto visando melhorar as condições de trabalho para os funcionários, bem como as condições de atendimento para a população.
Ele informa que foram feitas substituições de móveis e aquisição de novos equipamentos, além da contratação de mais funcionários. Atualmente, a agência conta com dois carteiros e dois atendentes, que considera ser suficiente para atender a demanda de São Francisco, já que, conforme compara, Itapagipe, que possui uma população maior, conta somente com um atendente.
Segundo o gerente, falta providenciar uma melhoria na instalação física, que é pequena, mas que se tornou mais confortável para os funcionários e população. Dentro do pedido do vereador Zé da Patrola também não foram providenciados banheiros e bebedouro, já que nenhuma agencia têm banheiros e bebedouros para o público.
Conforme observa, a agência dos Correios de São Francisco conta com banheiros e o cliente pode pedir para utilizar, se houver necessidade. Ele comenta ainda que a agência está localizada próxima a estação rodoviária, que conta com banheiros e água potável.
O gerente espera que o Poder Executivo regularize a questão dos números das residências para que seja solucionado o problema de entrega de correspondências na cidade.

Presidente Madalena fala sobre problemas em muitos setores

A presidente da Câmara, Madalena Uemura Barbosa, durante a reunião do dia 6, falou que irá averiguar o que está ocorrendo em determinadas situações na cidade, que tem gerado crítica por parte de populares.
Ela citou a quadra do ginásio poliesportivo. “Procurei saber como estava no ano passado, porque me disseram que nunca funcionou, o que me deixou abismada. Procurei saber quem toma conta, quem lava ou abre o ginásio, etc. Queremos solucionar o problema, porque eu fico contrariada com a situação como todos os outros vereadores estão”, disse.
Madalena falou ainda sobre a ideia da vereadora Cilma Urzedo no sentido de valorizar o funcionalismo público, procurando dar incentivos àqueles que não faltam ou não tiram licença do trabalho.
Segundo ela, muitos servidores municipais estão deixando seus cargos para trabalhar na usina. “A Cilma está de parabéns em propor o plano de carreira dos funcionários públicos, como já existe no setor da educação. Mas é uma coisa que demanda muito estudo e análise, porque é preciso rever a questão financeira”, salientou.
A presidente relata ainda que falou com o responsável pela situação dos ônibus escolares, no município, Luiz Roberto e que tem cobrado soluções no sentido de deixar os veículos em boas condições de tráfego. De acordo com ela, muitas mães têm ligado questionando o assunto e, por isso, ela pretende marcar uma reunião para discutir uma solução para o problema. Madalena ainda parabenizou os vereadores pelas indicações e requerimentos e agradeceu a presença da população na reunião, e encerrou os trabalhos convidando todos para próxima reunião da Câmara Municipal.

Eduly pede regularização de empresas e limpeza urbana

O vereador Eduly Amaral Borges fez uso da palavra na reunião ordinária, do dia 23 de fevereiro e na ocasião falou sobre um ofício que a Câmara deverá enviar ao Executivo solicitando que o prefeito envie ao Legislativo um projeto para regularizar a movimentação de três empresas (MF Têxtil, Têxtil Premium e GS Pinto da Silva).
De acordo com o vereador, estas empresas estão irregulares com o meio ambiente, sendo notificadas constantemente a ponto de serem interditadas a qualquer momento. “É preciso que sejam tomadas medidas e agir rapidamente no sentido de regularizar esta situação que está em desacordo com o meio ambiente”, salientou.
Eduly também pediu ao Executivo, um trator com roçadeira para efetuar a limpeza de ruas, avenidas e terrenos baldios da cidade. Conforme observa, a limpeza não se resume na retirada de entulhos, sendo necessário também cuidar de terrenos baldios, pois, segundo ele, em muitos pontos da cidade, o mato está da mesma altura que as residências.
Ele criticou ainda o Sindicato Rural lembrando que, recentemente, houve a troca de direção e que o mesmo está deixando o mato tomar conta da sede, que está situada na entrada da cidade.
“O Sindicato está muito sujo, sem limpeza ou higiene nenhuma. Normalmente, quando há troca de governo, a nova administração entra com empolgação e deixa o visual diferente. Mas lá, foi diferente. Parece que abandonou de vez”, declarou.

Liberados recursos para construção de creche em São Francisco de Sales

O deputado Federal Paulo Piau (PMDB-MG) liberou R$ 625.894,12 do Programa ProInfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de Escola-Creche em São Francisco de Sales.
“Investir na educação é investir num futuro com mais oportunidades para as crianças e adolescentes. Além disso, a construção de uma creche no município vai facilitar a vida de muitas mães que hoje não podem trabalhar porque não têm com quem deixar os filhos”, coloca Piau.
O Governo Federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), por considerar que a construção de creches e escolas de educação infantil bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.
As escolas construídas ou reformadas no âmbito do programa priorizam a acessibilidade, fazendo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de necessidades especiais, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório e secretaria).

Planurense arrecada lacres de latinhas em prol do Hospital de Câncer de Barretos

O cidadão Vilmar João Batista, morador na Rua Paulo Brinck 492, no bairro Jardim Esplanada em Planura, tomou uma iniciativa de arrecadar lacres de latinhas de cerveja e refrigerantes, durante o carnaval, a fim de doar ao Hospital de Câncer de Barretos. Esses lacres são trocados por cadeiras de rodas ou transformados em placas de isolamento devido ao alumínio.
Para conseguir um bom número, Vilmar aproveitou a realização do carnaval em Planura. Ele entrou em contato com a secretária de Cultura Cremilda Lopes, que autorizou e também encabeçou a campanha. Em todas as noites, a campanha foi divulgada para que os foliões cooperassem.
Vilmar se sente emocionado por realizar este trabalho voluntário e agradece á todas as pessoas que contribuíram deixando os lacres em um recipiente que foi colocado em cada barraca instalada na avenida.
Ele também agradece a atual administração, Secretaria de Cultura, e ao senhor “Paraíba” que doou mais de 2.000 lacres, bem como. José Reinaldo por apoiar a idéia. No total, foram arrecadados mais de 20.000 lacres, que serão entregues ao Hospital de Câncer.
Satisfeito com o número de lacres arrecadados, Vilmar relata que irá continuar com este trabalho. Ele já estuda uma forma de pedir a contribuição das pessoas na Festa do Peão de Boiadeiro de Planura.
“Nunca precisei do Hospital de Câncer, mas não sei o dia de amanhã. Sei que muitos irmãos necessitam desta entidade. Estou me sentindo muito feliz em poder ajudar de alguma forma e irei continuar fazendo a minha parte voluntariamente”, finaliza.

Deputado Sargento Rodrigues visitará região do Triângulo neste final de semanaPoliciais

O deputado estadual Sargento Rodrigues (PDT-MG) estará em Uberaba no dia 9 de março e no dia 10, fará uma visita às cidades de Fronteira e Iturama. Às 20 horas, em Planura, o parlamentar receberá o título de “Cidadão Honorário Planurense” na Câmara Municipal.
Em todas as cidades, o deputado fará um agradecimento pelo apoio recebido nas últimas eleições e também prestando contas dos seus serviços. “Acho muito importante esses encontros. Acredito que esta é a melhor forma do eleitor estar mais próximo de nós deputados para compreender um pouco mais do nosso trabalho, tirar suas dúvidas, passar algumas sugestões, criticar, e também fazer as suas cobranças”, relata o deputado.
Através de ações por parte do deputado Sargento Rodrigues, o município de Planura foi beneficiado com a iluminação do campo de futebol “Adílio José da Silva” (Adilão), também uma doblô que presta serviço na Secretaria de Cultura.
Recentemente, a Secretaria de Esporte junto ao professor Claret recebeu do deputado todo equipamento do programa “Saúde na Praça”, o qual será entregue para a população no dia 11 de março com a presença do próprio deputado. O parlamentar estará acompanhando a atual administração na entrega de mais obras em Planura.

Bandidos tentam explodir caixa eletrônico do Bradesco em Planura

Uma denuncia anônima na madrugada de 1º de março fez com que a Polícia Militar de Planura (MG) acionasse a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros de Frutal e ainda policiais do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais) de Uberlândia.

De acordo com informações do tenente Cristian Mayrinck, comandante do destacamento da PM de Planura, o denunciante relatou que dois indivíduos em uma moto encontravam-se em atitude suspeita na agência do banco Bradesco na Avenida Segismundo Novaes no centro da cidade.

Quando a guarnição encaminhou para o local, os autores ao avistarem a viatura evadiram-se, tomando rumo ignorado. Os policiais depararam com uma situação inédita. Ao fazerem uma varredura, chegaram à conclusão de que se tratava da tentativa de explosão do caixa eletrônica da agência. Entretanto, a operação dos bandidos não teve êxito porque o pavio do artefato não queimou até o fim.

A ação dos policiais foi rápida, pois o fato aconteceu entre as 3 e 4 da manhã. Ao clarear do dia, já se encontrava na agência, policiais militares, civis, corpo de bombeiros, e o GATE, que realizaram o seu trabalho com êxito na desativação do artefato.
Segundo tenente do GATE, Glauber Rezende, caso a bomba explodisse causaria um grande estrago no local. Parte do material foi levada para Uberlândia enquanto outra parte fica a cargo da Polícia Civil para as investigações.

Capa Edição 289 - 07 de Março de 2012

CadernoCerca de 500 mil sacolinhas impactam o Meio Ambiente de Frutal, mensalmente
Equipes de Pirajuba participam de Copa Três Rios e Copa Integração de Futsal


Deputado Sargento Rodrigues visitará região do Triângulo neste final de semanaPágina


Secretário Narcio Rodrigues assinou ordem de serviço para o início das obras da Cidades das Águas, em Frutal


Dabiane, Raidar e Cilinho estiveram com Newton Cardoso em Brasília
Agência dos Correios de São Francisco ganha melhorias