sábado, maio 05, 2012

Na tribuna, cidadão fala sobre maus tratos a animais em São Francisco


O funcionário da Copasa Luciano Rezende Martins fez uso da tribuna livre da Câmara de São Francisco na reunião do dia 17, a fim de abordar sobre a necessidade de se criar o Centro de Zoonoses na cidade.
Ele relatou um fato ocorrido recentemente na praça da cidade, em que vários cães foram mortos devido a ingestão de alimentos com veneno. Luciano declarou que existe uma superpopulação de cães e gatos no município, mas enfatizou que é uma covardia que os animais sejam sacrificados desta maneira.
“Eu não faço parte de nenhuma ONG, não tenho animais, mas fico indignado com os maus tratos com eles. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que as coisas aconteçam. Precisamos achar uma saída para resolver o problema”, enfatizou.
Luciano falou ainda de outros animais na cidade como vacas, cavalos e porcos, que podem provocar acidentes nas ruas, caso algum motorista tente desviar o seu veículo. Ele lembrou ainda que a cidade já sofreu com uma proliferação de caramujos e pombos na rodoviária.
“Tudo isso é da área de atuação do Centro de Zoonoses. Precisamos resolver estes problemas de superpopulação, com castração de animais, por exemplo. Porém, o único órgão que tem esta competência para isso é o Centro de Zoonoses. Necessitamos de uma zoonoses atuante para que esta matança como ocorreu não se torne uma rotina”, alertou.
O vereador Eduly Amaral parabenizou Luciano pela iniciativa e lembrou que o município possui o Código de Postura que regulamenta sobre a conduta dos criadores de animais.
“Uma vez que a lei não está sendo aplicada, a gente precisa ter um órgão que cuida disso que poderá até adotar uma carrocinha para recolher os animais. A partir de agora, a Câmara vai buscar junto com o Executivo, uma forma de regularizar, coibir e evitar que transtornos maiores continuem acontecendo”, adiantou.
Os vereadores Cilma, Vadico e José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola) também se manifestaram, elogiando o convidado por levar este problema ao conhecimento do Legislativo. “A criação de uma ONG seria uma saída. Se a gente não conseguir solucionar tudo, pelo menos, estaremos melhorando a situação”, disse Cilma.
O vereador Zé da Patrola falou de outras situações envolvendo animais na cidade e afirmou que muitos cães e gatos são oriundos da zona rural, sendo que as pessoas os abandonam, à noite, dentro de caixas, na entrada da cidade. “É uma falta de respeito para com os animais, bem como para a população”, enfatizou.
A presidente da Câmara de São Francisco, Madalena Uemura Barbosa, disse ter ficado indignada com a matança dos animais e acrescentou estar preocupada com a situação.
Ela sugeriu que seja iniciado um trabalho nas escolas, visando conscientizar as crianças sobre os cuidados que se deve ter com os animais, a fim de que estes não sejam maltratados no futuro. A presidente destacou ainda que este projeto deve ser feito também com toda a população e que sejam tomadas medidas de controle de natalidade de animais.

Nenhum comentário: