terça-feira, maio 15, 2012

Juréia assume a prefeitura de Planura pela segunda vez


Aparecido Maria da Silva, o popular Juréia volta a assumir o Executivo Municipal de Planura pela segunda vez, após cassação do prefeito eleito, logo após sua posse outorgada pela Câmara Municipal de Planura, que apresentou o relatório final da Comissão Processante de Investigação, que acabou culminando na cassação de João Gangini, segundo o jurídico do Legislativo por 9 a 0 votos. Na ocasião o prefeito empossado concedeu uma entrevista para a imprensa, relatando suas expectativas sobre sua administração neste final de mandato.
JC – Senhor Aparecido Maria, popular Juréia, quais suas expectativas para futuro e o que achou de todo este processo que o eleva a prefeitura de Planura?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Bom! Eu pretendo primeiro fazer uma auditoria pra saber como está a prefeitura hoje. Está tudo um “regaço” e precisamos botar a cidade em ordem, arrumar tudo pra que quem venha visitar Planura, saia daqui satisfeita e falando bem de nossa cidade. Antes, na minha primeira passagem talvez a população não tenha ficado muito satisfeita, mas, tenho certeza que com a união de todos e a ajuda dos vereadores, poderemos fazer um bom trabalho.
JC – O senhor já esperava a cassação e sua consequente assunção ao cargo de prefeito?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Olha, eu não esperava não! Mas, temos que estar preparado, né? Sabíamos da denuncia que estava correndo, mas, quanto à votação, não tem como saber no que vai dar. Então, eu estava em casa e me chamaram pra assumir, tomar posse, pois haviam cassado o prefeito. E aqui estou eu, pronto para atender a população planurense.
JC – Desde o primeiro ano de mandato o senhor e o João Gangini se desentenderam e dai por diante o senhor não mais participava de atos administrativos. O que houve? Por que o rompimento?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Desde junho de 2009 que percebi que o prefeito não estava cumprindo com o prometido junto à população então, cheguei nele pra conversar. E ele me respondeu “Quem foi eleito fui eu e você, é melhor nem vir mais aqui na prefeitura!”. Dai pra frente, nunca mais voltei lá. E, hoje, estou aqui após sua cassação, infelizmente. Posso dizer que estou com os cabelos branqueados, mais experiente e se Deus quiser, ele vai me dar muita força. Não faço nada sem Deus, do meu lado! Não sou Juscelino, não, mas, eu queria fazer em oito meses o que o João não fez em três anos e três meses.
JC – O senhor declarou em discurso que reeleição é a pior coisa que existe no Brasil. Isso quer dizer que não pretende se candidatar novamente? Ou pode mudar de ideia?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Não! Não tenho pretensão de me candidatar. Reeleição o cara fica só pensando nisso, em captar votos, e abandona a cidade. Quero terminar esse mandato com dignidade, com respeito ao povo e melhorar a imagem da cidade. Se Deus quiser vou ter forças pra isso. O município tem forças pra isso e é assim que quero ser lembrado.
JC – Prefeito, muito se fala das obras em curso e a situação do funcionalismo. Como será seu tratamento referente ao servidor e às obras em andamento?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Será do maior respeito onde poderemos nos tratar como amigos. Eles (servidores) já sofreram muito no passado e farei de tudo pra que não aconteça de novo. Muito se fala “Juréia e atrasos em pagamentos”, mas, isso faltou pra meia dúzia que generaliza e todo mundo aproveita e fala que eu não pago. Na verdade, eu fiquei devendo R$512 mil (quinhentos e doze mil reais) e a folha de pagamento é de R$380 mil. As pessoas dizem que deixei cinco meses e a realidade foi essa. Mas, deixe que o povo fale! Agora, quando eu depositar uma folha, já quero ter a outra em caixa pra evitar isso. Qualquer pagamento vou separar, primeiro a parte dos funcionários. Todos têm família e respeito isso. Tenho fé que jamais acontecerá isso de atraso.
JC – E quanto às obras em andamento?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Vou tomar pé de tudo e como está e o que falta. E daremos continuidade. Mesmo por que, é dinheiro do governo Federal que o PT está enviando. Dinheiro da União e tem que ser respeitado. Vocês podem ver que as creches nas outras cidades já terminaram e por que aqui não? Precisamos ver o que acontece, pois era pra já ter acabado. Como diz o Ratinho (apresentador de TV) “Planura tá igual queijo: cheia de buracos!”. Todos que vem aqui tem uma piadinha e quero acabar com isso. Pra isso, conto com o apoio de todos os vereadores e da população. Vamos unir todos os partidos e aprender a sobreviver desse jeito por uma Planura melhor.
JC – Amanhã é 27. O senhor vai esperar passar o feriado (1º de Maio) ou começa amanhã?
Prefeito Aparecido Maria da Silva (Juréia) – Se eu puder começo hoje. Planura tem pressa, nós temos pressa de saber da realidade da situação. Você passa pela região e todas as cidades estão bonitas. Por que só aqui está assim, tudo feio? Então, vamos fazer auditoria pra ver o que acontece e sobre o orçamento de 28 milhões e onde está esse dinheiro. Se pudesse, hoje mesmo iria com o documento de posse e iria querer ver tudo. Quero reunir os funcionários e conversar. Haverá mudanças, porém, não vou prejudicar ninguém. Afinal, cada um tem seu jeito e modo de fazer as coisas.
Em Tempo
O prefeito Juréia adentrou a prefeitura de Planura, na noite do dia 26 de abril e no dia seguinte se reuniu com os servidores para relatar seus passos à frente do Executivo. Posteriormente iniciou o trabalho de conhecimento da situação financeira e administrativa da prefeitura, desde contratos com terceiros, servidores comissionados, secretariado e em seguida houve as mudanças necessárias.
Quase todos comissionados (contratados) foram exonerados, haja vista que alguns foram reintegrados ao cargo e outros remanejados para outros setores e iniciado algumas ações administrativas e reuniões com setores públicos e privados. Já nesta semana o prefeito seguiu para capital mineira, visando tomar conhecimento dos projetos em andamento para Planura e, em busca de apoio para conquista de recursos e benefícios emergenciais para Planura.

Nenhum comentário: