sexta-feira, julho 20, 2012

Reunião com Secretário de Estado na Câmara termina com saldo positivo


A visita do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, na segunda-feira (9), terminou com saldo bastante positivo. É o que aponta o presidente da Câmara Municipal de Frutal, vereador José Adão da Silva (Zizi), um dos responsáveis por promover a reunião em parceria com a prefeitura e com a articulação do advogado Renato de Oliveira Furtado.
Durante a reunião realizada na Câmara de Vereadores, foram apresentadas ao secretário as principais demandas no município. As necessidades foram discutidas na Audiência Pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, realizada no último dia 02.
Depois dos discursos do advogado Renato Furtado, do presidente da Câmara Zizi, da prefeita Ciça e dos deputados Zé Maia e Dalmo Ribeiro, as autoridades presentes fizeram uso da palavra para falar sobre as possibilidades de atendimento dos pedidos.
Para a chefe adjunta da Polícia Civil em Minas, Maria de Lurdes Camilli, a comunidade precisa estar mais atenta ao crescimento da cidade e preparada para enfrentar situações adversas. Ela ressaltou que é preciso haver a mudança cultural para que as pessoas estejam mais cuidados. Quanto a solicitação de novos agentes para Frutal, Camilli afirmou que está trabalhando para que isso aconteça, mas legalmente, a cidade tem vagas para apenas mais dois delegados.
Já o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Santana, falou sobre a elevação da 4ª Cia Independente de Polícia Militar. Em seu discurso, ele reconheceu essa necessidade, e afirmou que certamente isso ocorrerá, mas não soube precisar quando.
Quem trouxe o maior número de boas notícias, foi o secretário Rômulo que ao final da reunião respondeu cada solicitação ponto a ponto. Quanto ao efetivo na Polícia Civil, ele disse que há um concurso de 144 vagas para delegados em andamento, e que a equipe em Frutal será reforçada assim que esse processo for concluído. Para escrivães, ele também disse que há um concurso em andamento para 205 vagas que deve ser concluído em novembro. Concursos para investigadores e peritos estão sendo viabilizados.
Ainda durante o seu discurso, o secretário Rômulo anunciou a instalação do projeto “Olho Vivo” em 2013. Para isso o deputado estadual Zé Maia alocou R$ 500 mil de emenda parlamentar sua, que será direcionada ao projeto. O restante será custeado pelo Estado. “Em cidades onde foi instalado esse projeto a criminalidade caiu em torno de 40%. Em termos de custo e benefício abrevia o contigente de militares e tem demonstrado uma eficiência muito boa” ressaltou.
Quanto à questão do presídio, para tirar o que fica localizado no centro da cidade, o secretário se comprometeu em incluir o projeto para construção do novo presídio ainda neste ano para o início da obra ainda no próximo ano. O pedido do terreno para o Estado, que já havia sido feito pelo presidente dos vereadores Zizi, foi atendido e agora a prefeita Ciça enviará à Câmara o projeto de lei para ser aprovado. “Assim que o terreno for disponibilizado, o projeto do presídio será adequado e enviado para aprovação” ressaltou Ferraz.
Em relação à elevação da Cia PM para Batalhão, o secretário garantiu que a solicitação não vai ficar apenas no âmbito das promessas. “Eu não posso aqui delimitar prazo, mas no momento oportuno ela será elevada” explicou. E ainda, em respeito à solicitação da Justiça e do Ministério Público, o secretário Ferraz se comprometeu em viabilizar mais vagas nas instituições de internação para menores infratores nas unidades da região.
“Extremamente positiva!” Esta foi a resposta do presidente da Câmara José Adão da Silva (Zizi) ao ser questionado sobre a avaliação da visita do secretário e da reunião promovida na sede do legislativo frutalense. Para Zizi, um passo importante foi dado para a retirada do presídio da área central da cidade. “Acreditamos que aquele barril de pólvora será colocado um pouco mais distante do nosso perímetro urbano, oferecendo assim maior segurança à nossa comunidade,” ressaltou.
A solenidade de recepção do secretário contou com ainda com a presença do deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva, que presidiu a audiência Pública realizada na semana passada; o deputado estadual José de Freitas Maia (Zé maia), ambos integrantes da Comissão de Segurança Pública, do subsecretário de Integração e Qualidade, Robson Lucas da Silva; do procurador de Justiça, Antonio Sérgio Tonet; da chefe adjunta da Polícia Civil, Maria de Lourdes Camilli; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Santana; do delegado chefe do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba, Ramon Tadeu Carvalho Bucci; comandante da 5ª Região da Polícia Militar em Uberaba Coronel Laércio dos Reis Gomes da presidente da Associação Comercial e Industrial de Frutal, Mirts Helena Chagas; do comandante da quarta Companhia Independente de Polícia Militar, Major Arnaldo Pereira Junior; do delegado regional da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Frutal, Rodolfo Rosa Domingos; do diretor do presídio de Frutal, Valdeci Neves Junior; presidente da OAB Frutal, John Kennedy Mendonça; da promotora de Justiça: Daniza Maria Haye Biazevic e do defensor Público, Reinaldo Ferreira Queiroz.

Nenhum comentário: