terça-feira, julho 03, 2012

Major PM Arnaldo explana sobre estrutura da Polícia Militar em Itapagipe


Nossa reportagem esteve com o comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar Independente de Frutal e região, Major PM Arnaldo Pereira Júnior que também é responsável pelo 3º Pelotão sediado em Itapagipe, para ouvi-lo a respeito das atuais condições de aquartelamento da instituição mineira na cidade. 

Questionado sobre a estrutura local, o Major PM Arnaldo Pereira Junior quantificou um efetivo de vinte e três (23) militares servidos de três (03) viaturas, números que considera suficiente, porém, “poderiam ser melhores”. “Nossa carga é pesada em relação à segurança do presídio (cadeia local), bem como na questão de escoltas para as audiências públicas judiciais, claro que isso onera os trabalhos, todavia, isso não tem atrapalhado nossa atividade quanto à prevenção criminal nem em prisões em flagrante.”. Segundo Major PM Arnaldo, existe dificuldades próprias da administração pública, tais como o efetivo (pessoal habilitado), porém, tem-se procurado repor o mais breve possível a aqueles que vão deixando o serviço, seja por motivo de aposentadoria, ou por outras formas de baixa. No caso estrutural, o comandante lembra que as parcerias com prefeituras são imprescindíveis para sediar e aquartelar as guarnições em cada localidade. Tais convênios celebrados implicam custos como taxas públicas (energia, água, esgoto, internet) e a própria estrutura física local, seja alugada ou própria. “Tudo para o bom funcionamento e comodidade, tanto do militar quanto do usuário dos serviços oferecidos e em Itapagipe, inclusive, apesar de nossas acomodações serem adequadas, temos o projeto de instalação em uma sede ainda melhor em prédio próprio da prefeitura. Com isso, reduzimos os custos para o erário,” explicita Pereira Junior.
Ele esclarece ainda que em razão da saída do Sargento PM Leonel Gonçalves dos Santos (instrutor do programa conveniado com as escolas da rede pública), considera que houve uma queda no atendimento do serviço prestado pelo PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, contudo, já se providenciou a formação de novo militar instrutor que já irá colocar os cursos, para o segundo semestre, em dia. “Mesmo porque, temos urgência, pois o atendimento em Itapagipe é extensivo a São Francisco de Sales que é parte da área de atuação do pelotão”.
E sobre a Patrulha Rural Major PM Arnaldo, explica que assim como em Frutal, a 4ª Cia PM Independente tem como objetivo finalizar o cadastramento da zona rural, indispensável para o bom andamento do programa que é modelo do estado de Minas Gerais para o país todo. “Há que se mapear toda a área, ou seja, estradas, residências, e cadastrar cada morador. Isso demanda tempo e efetivo, duas coisas nas quais temos precariedade suprida com empenho, dedicação e muito trabalho. Contudo, o morador, o produtor rural tem nos acolhido e recebido bem, o que reafirma a boa relação com o cidadão, dirimindo quaisquer boatos de ‘retaliação’ quer da parte do produtor, quer de quem seja.” salienta o comandante Arnaldo Pereira.
Finalizando, o Major PM Arnaldo Pereira Junior recorda, com gratidão, das ações conjuntas de pessoas como o advogado Renato Furtado e do deputado Dalmo Ribeiro que tornaram possível a aquisição de dois veículos para a Patrulha Escolar de Frutal o que desafogará a frota da 4ª Companhia. “Temos ações e projetos já encaminhados em Fronteira, junto à prefeitura local, para reestruturação do pelotão local; temos já melhoria para o quartel de Planura com a possibilidade de um computador para a viatura, com o que o acesso às informações se dará em tempo real, podendo o militar registrar ocorrências no local, agilizando o procedimento e mantendo-se por mais tempo na rua e nos bairros, onde de fato acontecem os fatos donde se faz necessária a presença da Policia Militar. A prefeitura de São Francisco de Sales está reformando uma viatura que recebemos da Policia Rodoviária, ainda em bom estado mas, precisando de devidas melhorias, inclusive com a recaracterização visual, para o trabalho urbano e não mais rodoviário.
Na oportunidade sobre uma possível retaliação sofrida por parte do deputado Zé Maia, e da Prefeita Benice Maia, o Comandante da Companhia da Polícia Militar que atende a toda a região foi enfático: “O deputado Zé Maia é um parceiro que temos na região, quer para a administração pública, quer para a Polícia Militar, onde acabamos de saber da captação de veículo para o Patrulhamento Rural de Frutal e Itapagipe cuja verba de aquisição foi conquistada através de ação parlamentar direta do deputado. Se houvesse tais animosidades, o deputado jamais estaria providenciando tais recursos, não? É claro que, como pessoa comum, o deputado está sujeito a pequenos deslizes onde pode ter ocorrido situação aonde a autuação tenha sido necessária. Temos procurado investigar cada caso para ver se não existe excesso da parte do policial militar e não acredito em retaliações de parte a parte. A parceria entre prefeitura e Policia Militar está indo a contento. Pretendemos seguir assim até o final dessa administração, pois é uma via de mão dupla: nós precisamos da prefeitura e a prefeitura precisa do policiamento, com qualidade e produtividade no trabalho.”
E Sobre o veículo cuja manutenção foi desviada para Frutal, o comandante da 4ª Cia. Independente ajuizou que o administrador público tem diversas atribuições e muitas dificuldades, principalmente de ordem burocrática, cujas ações podem ser interpretadas de maneira errônea por quem está de fora. “O veículo estava em más condições, então, substituímos por outra viatura daqui de Frutal, enquanto aqui mesmo efetuávamos a devida manutenção. Depois, retornamos o veículo a Itapagipe. Não houve retaliação e sim, dificuldade momentânea que a prefeita notificou e buscamos meios de não deixar descoberto nossas obrigações naquela cidade.”.
O major Arnaldo Pereira Junior esteve na última reunião da Câmara Municipal de Itapagipe, destacando o trabalho do pelotão da cidade e ainda das ações da PM em toda região.

Nenhum comentário: